Por G1 São Carlos e Araraquara


Nível da represa que abastece Santa Cruz das Palmeiras está com nível baixo — Foto: Comissão Técnica Municipal

Santa Cruz das Palmeiras (SP) teve em 2018, o ano mais seco desde 2014, segundo dados da Comissão Técnica Municipal.

O acumulado de chuvas registrado em 2018 foi de 1.218mm. O volume ficou 23,4% abaixo da média do município, que é 1.590mm (veja gráfico abaixo).

Na comparação desde 2009, o índice pluviométrico só é maior do que 2014, ano que marcou a maior crise hídrica no Estado de São Paulo, quando choveu 1.047mm.

Chuvas acumuladas em Santa Cruz das Palmeiras
Em 2018, choveu menos que a média histórica
Fonte: Comissão Técnica do Município

Segundo a comissão, os meses de março, abril e maio do ano passado foram os mais críticos desde 2009 com os piores registros para o período, de 67mm, 32mm e 15mm, respectivamente,

Santa Cruz das Palmeiras vem passando por racionamentos de água desde 2014. O último foi em meados de 2018. Em agosto a cidade ficou sem água das 6h às 17h em quatro dias da semana. .

Segundo a prefeitura, agora, o abastecimento de água está liberado 24 horas por dia em toda a cidade, mas não é permitido a lavagem de carros e calçadas. Os moradores flagrados desperdiçando água podem ser multados.

A administração municipal disse ainda que, como os últimos índices de chuva foram muito baixos, futuramente poderá ser necessário adotar novamente o racionamento, mas caso isso ocorra, a população será avisada com antecedência.

Atualmente, a cidade capta água do Ribeirão das Tabaranas, do Córrego do Pessegueiro e do Ribeirão Feio (Prata) – todos pertencentes à bacia do Rio Mogi Guaçu, além de poços e reservatórios. Ao todo, são tratados 10,5 milhões de litros de água por dia na cidade.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!