11/09/2014 16h46 - Atualizado em 11/09/2014 17h58

Queda de 40 cm em nível de represa inviabilizará captação em N. Odessa

Cidade adotou racionamento de 13 horas/dia para economizar água.
Uma das bombas que envia água para o tratamento já foi desligada.

Do G1 Piracicaba e Região

Com a estiagem que atinge o estado de São Paulo (SP), o nível da Represa Recanto 1, uma das que abastecem Nova Odessa (SP), está abaixo do normal. Segundo a Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa (Coden), uma das bombas que envia água para a estação de tratamento foi desligada e o funcionamento das outras ficará comprometido se o nível baixar mais 40 centímetros.

Rafael Gaya do Carmo, gerente técnico da Coden, explicou as medidas que serão tomadas caso haja a redução do volume. "Se faltar água, colocaremos uma balsa na represa com um motor e uma bomba que irá até o ponto mais fundo para captar o chamado volume morto."

Carmo relatou ainda que, se não houver chuva nos próximos dias, o sistema de represas terá água para abastecer o município somente até o começo de novembro. No entanto, ele explicou que a Prefeitura, se necessário, adotará medidas como o aumento do período de racionamento para economizar água.

Represa de Nova Odessa (Foto: Reprodução/EPTV)Represa que abastece Nova Odessa está
com nível baixo (Foto: Reprodução/EPTV)

Racionamento
Atualmente o racionamento de água na cidade dura 13 horas diárias. No dia 8 de agosto, a Prefeitura começou a captar água de uma área particular para conseguir abastecer o município.

Das oito cidades da região que enfrentam racionamento, Nova Odessa é a primeira a recorrer à água de um córrego em terreno privado para garantir fornecimento à população.

tópicos:
Shopping
    busca de produtoscompare preços de