PISérie ASérie B

- Atualizado em

Com cama elástica no quintal de casa, dupla cria projeto de kitesurfe no Piauí

"Fábrica de campeões" já tem atletas mirins indo ao pódio e atende a 34 crianças que recebem acompanhamento escolar. Lema é ter disciplina, determinação e respeito

Por Barra Grande, PI

Projeto Vivo - Kitesurfe em Barra Grande (Foto: Patrícia Andrade)Projeto revela talentos do kitesurfe no litoral do Piauí (Foto: Patrícia Andrade)


O projeto tem menos de um ano, mas já é a sensação entre crianças e adolescente que moram na periferia da Praia de Barra Grande, vilarejo de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí. Criado durante as férias escolares de dezembro do ano passado, o "Projeto Vivo" atende pelo menos 34 pequenos e tem mais 20 na lista de espera. A iniciativa é do casal João Bosco e Isabel Lupiañez, a ideia é aproximar a criançada do kitesurfe, revelando assim grandes atletas na modalidade. 

A turma é acolhida na própria casa do casal, onde também funciona uma oficina para consertos dos materiais esportivos usados no kitesurfe. Para manter o projeto, Bosco e Isabel contam com doações de comerciantes, amigos e pessoas da comunidade. Do pão do lanche ao protetor solar que as crianças usam, tudo é doado por quem vem acreditando no talento dos atletas mirins. As manobras inicialmente são treinadas no quintal da casa em uma cama elástica que foi montada especialmente para a prática. As aulas no mar acontecem sempre nos horários em que o vento está mais favorável. 

Projeto Vivo - Kitesurfe em Barra Grande (Foto: Patrícia Andrade)Cama elástica é usada para treinos da garotada (Foto: Patrícia Andrade)


 “Tia Bel”, como Isabel é chamada pelas crianças, diz que mais que instrutores eles também acabam desempenhando o papel de pai, mãe, amigo e psicólogo. Além de conhecerem o fantástico mundo das manobras radicais que o kitesurfe proporciona, os futuros atletas também recebem auxílio nas atividades escolares. Para entrar no projeto, é preciso ter mais do que afinidade com o vento: o desempenho na escola é avaliado pelos instrutores. 

- A gente cobra deles disciplina, determinação e respeito. Eles têm que ter bom rendimento na escola e bom comportamento também em casa. Acabamos dividindo com eles algumas situações e conflitos - conta Isabel.

Mesmo com pouco tempo, o Projeto Vivo já conseguiu revelar dois talentos para a categoria feminina do kitesurfe nacional. As gêmeas Brena e Bruna Veras, de 14 anos, participaram da primeira etapa do campeonato brasileiro da modalidade, realizado na Praia do Itaqui, em Luís Correia, no mês passado. Foi a estreia das irmãs em competições, e Brena subiu ao pódio.

Além das meninas, outro nome revelado pelo projeto é o de Assis Pereira, 18 anos. Os três são apostas dos instrutores João Bosco e Isabel Lupiañez na pré-seleção que será feita para a etapa do Campeonato Mundial de Kitesurf (PKRA), que acontece entre os dias 17 a 21 em Barra Grande. A competição irá reunir os melhores atletas do mundo no esporte durante os cinco dias.

Brena Veras - Projeto Vivo - Kitesurfe  (Foto: Patrícia Andrade)Brena Veras subiu ao pódio da primeira etapa do Brasileiro de Kitesurf (Foto: Patrícia Andrade)