27/07/2014 09h53 - Atualizado em 27/07/2014 10h12

LIRAa aponta alto risco de epidemia de dengue em 10 municípios em SE

Simão Dias, Pinhão, Itabaianinha estão em situação grave.
Cinco municípios não informaram o resultado.

Do G1 SE

Dos 46 municípios sergipanos investigados pelo LIRAa (Levantamento Rápido de Índice de Infestação), 10 apresentam alto risco de dengue, 22 estão em médio risco e outros nove estão em baixo risco da doença.

Os municípios com alto risco são: Simão Dias, Pinhão, Itabaianinha, Tobias Barreto, Aquidabã, Malhador, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Maruim. O LIRAa é realizado em 46 municípios seis vezes ao ano.

Cinco municípios não informaram o resultado, sendo eles Monte Alegre, Nossa Senhora das Dores, Pedrinhas, Propriá e São Cristóvão.

Os 22 municípios sergipanos que registraram índice moderado de infestação foram Salgado, Areia Branca, Carmópolis, Barra dos Coqueiros e Itabaiana, Frei Paulo, Tomar do Geru, Porto da Folha, Boquim, Aracaju, Poço Verde e Carira, Capela, Laranjeiras, Neópolis, Ribeirópolis e Umbaúba, Pirambu, Cristinápolis, Campo do Brito, Santo Amaro e Estância.

Já os nove municípios em baixo risco são: Canindé, Riachuelo, São Domingos, Japaratuba, Rosário do Catete, Nossa Senhora do Socorro e Poço Redondo, Moita Bonita e Itaporanga d'Ajuda.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, Sergipe registrou de janeiro a julho de 2013, 1.402 notificações. Dessas 232 tiveram a confirmação para a dengue. Foram registrados dois casos graves e um óbito. Este ano, no mesmo período, foram 2.522 notificações, das quais 1.054 foram confirmadas. Foi registrado um caso grave e dois óbitos.

Segundo o Ministério da Saúde o LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, alertando sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.

Com informações da SES