Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

Benfica aposta em Talisca para superar Porto em nova temporada

Ex-jogador do Bahia é uma das armas dos Encarnados para a disputa do Português. Dragões contam com Casemiro, contratado por empréstimo ao Real Madrid

Por Rio de Janeiro

Começa nesta sexta-feira a nova temporada do Campeonato Português. Mais uma vez, Porto e Benfica, maiores expoentes do futebol no país, polarizam o torneio em terras lusitanas. Os Dragões abrem um dos mais antigos e tradicionais campeonatos nacionais da Europa contra o Marítimo, em casa, às 16h (de Brasília).

Benfica EM BUSCA DO 34º TÍTULO NACIONAL


Apesar de ter feito uma grande temporada em  2014 - sagrando-se campeão do Português, da Taça Portugal e vice da Liga Europa -, o Benfica está recheado de mudanças para a nova temporada. O clube se desfez de nada menos que 21 atletas. Alguns grandes ídolos, como o paraguaio Òscar Cardozo, oitavo maior artilheiro da história do clube. Além disso, vendeu outras peças muito importantes na conquista do último ano, como o zagueiro Ezequiel Garay e os atacantes Lazar Marković e Rodrigo, brasileiro naturalizado espanhol negociado com o Valencia por 30 milhões de euros. Tantas saídas criaram muita insatisfação em torno de Luis Filipe Vieira, atual presidente dos encarnados. 

Lista de campeões do Português (Foto: GloboEsporte.com)Lista de campeões do Português (Foto: GloboEsporte.com)

Em entrevista ao site oficial do Benfica, Vieira afirmou que o time só se desfez por opção própria de dois jogadores: Garay e Cardozo - assegurando que todas as outras negociações foram feitas apenas por terem pagado as altas multas rescisórias. Prosseguindo sobre o assunto transferências, o presidente do clube garantiu que não vai vender dois de seus melhores jogadores que permaneceram - Enzo Pérez e Luisão -, e ainda garantiu que reforços ainda chegarão:

- Se não pagarem a multa rescisória, não libero ninguém. Os benfiquistas não têm com o que se preocupar pois, até o dia 31 os jogadores que vamos contratar vão chegar - disse ao site oficial do clube.

Um dos que está mais próximo de chegar é o goleiro grego Karnezis, atualmente no Udinese, e que atuou pela seleção de seu país na Copa do Mundo. Entre os que já se integraram ao elenco, estão o holandês Ola John e nada menos que seis brasileiros. Desses, o destaque é o meia Anderson Talisca, ex-Bahia. E o jogador já mostrou a que veio, fazendo um gol na vitória sobre o Estoril, na Taça de Honra. Feliz com o resultado e com sua atuação, o baiano quer "manter o bom momento para iniciar a caminhada no futebol europeu com títulos".

- A estreia não poderia ser melhor. Tive uma boa atuação e pude sentir um pouco da força desta torcida maravilhosa do Benfica. Estou muito feliz com tudo que tem acontecido comigo nestes últimos meses – disse na ocasião.

Talisca comemora gol do Benfica contra o Estoril (Foto: Isabel Cutileiro / SL Benfica)Talisca comemora gol do Benfica contra o Estoril (Foto: Isabel Cutileiro / SL Benfica)




NOVO PORTO EM BUSCA DO TÍTULO


Grande rival do Benfica na disputa pelo título nacional, o Porto também tem um pouco de "brasilidade" em seu elenco. Além de Evandro, contratado ao Estoril, o volante Casemiro, ex-São Paulo e Real Madrid, também reforça o elenco. No último domingo, ele abriu o placar da vitória por 3 a 1 sobre o West Bromwich, em amistoso.


casemiro porto (Foto: Divulgação/Porto)Casemiro sorri em sua apresentação ao Porto (Foto: Divulgação/Porto)


No time, Casemiro reedita a parceria com antigos companheiros de base da seleção brasileira: Alex Sandro e Danilo, também campeões do Mundial Sub-20. O Porto conta ainda com os brasileiros Helton – ex-titular do gol, que está machucado e deve voltar a treinar em setembro -, Fabiano, Maicon, Evandro, Carlos Eduardo e Kelvin no elenco. O holandês Bruno Martins Indi, que disputou a Copa do Mundo, além do espanhol Adrian López, ex-Atlético de Madrid, são as outras duas grandes contratações do Porto para a temporada.

Mas talvez a melhor notícia para os Dragões tenha sido a da permanência do atacante Jackson Martinez. O colombiano foi artilheiro do Português na temporada passada e promete no mínimo brigar por repetir o feito. No departamento 'saídas', o Porto vendeu caro, negociando o zagueiro francês Eliaquim Mangala para o Manchester City por mais de R$90 milhões

SPORTING E OS OUTROS CANDIDATOS A UM LUGAR AO SOL


Marcos Rojo Sporting Portugal (Foto: Agência AFP)Marcos Rojo, segundo da esquerda para a direita, é um dos jogadores que quer deixar o Sporting (Foto: Agência AFP)

O Sporting está há mais de 10 anos sem conquistar um título sequer. Para piorar, dois de seus maiores craques - o argelino Slijmani, e o argentino Rojo - estão afastados da equipe, após supostamente terem forçado suas saídas para clubes de maior expressão do futebol europeu. E é no meio dessas incertezas que o treinador Marco Silva, contratado no fim da temporada para substituir Leonardo Jardim, chega para a nova temporada. Os Leões de Coimbra se reforçaram com 12 jogadores, entre eles o japonês Junya Tanaka, atacante de 27 anos que chamou a atenção pela alta multa de rescisão: 60 milhões de euros, mais de 180 milhões de reais.

Correndo por fora, estão Estoril e Nacional, que encerraram a temporada passada na 4ª e 5ª posição, conseguindo vaga para a Liga Europa. Além deles, Marítimo e Braga brigam por um lugar na elite do futebol do país, algo importante para o futuro das agremiações, à exemplo do que ocorreu duas temporadas atrás, quando o Paços de Ferreira chegou até a Liga dos Campeões após desbancar o Sporting. Destaque para o Sporting Braga, que conseguiu manter a revelação Éder e só não gastou mais em contratações do que a dupla Benfica e Porto e trouxe o experiente goleiro Eduardo, que tem passagens pela seleção portuguesa e por clubes na Itália. Os caçulas Moreirense, Boavista e Penafiel são os novos clubes vindos da segunda divisão para a disputa neste ano.

MOMENTO POLÍTICO COMPLICADO


O momento político também não é o melhor na "Liga dos Clubes". A entidade que comanda o futebol em Portugal encontra-se em crise financeira. Para piorar, o atual presidente Mário Figueiredo, reeleito em janeiro deste ano, não possui o apoio de Benfica e Porto, o que tem prejudicado nas negociações para melhorar a estrutura e organização do futebol no país. E é em meio a todos estes ingredientes que nesta sexta se inicia mais uma temporada do tradicional futebol português.

Arhur Benfica comemora vitória contra o Rio Ave (Foto: Agência EFE)Arhur ergue a taça da Supercopa de Portugal pelo Benfica (Foto: Agência EFE)


  • imprimir
  • entre em contato
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero