Edição do dia 01/03/2015

01/03/2015 21h52 - Atualizado em 02/03/2015 00h42

Comemorações pelos 450 anos do
Rio de Janeiro começam na Urca

No Forte São João, uma encenação lembrou a chegada de Estácio de Sá à cidade. A presidente Dilma entregou medalhas a cariocas ilustres

 O dia de comemorações pelos 450 anos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro começou onde a cidade teve início: no Forte São João, na Urca - Zona Sul da cidade.

Deve ter sido mais ou menos desta forma que o navegador português Estácio de Sá viu o Rio de Janeiro em primeiro de março de 1565. Uma encenação neste domingo (1) de manhã, na praia onde os fundadores desembarcaram, abriu as comemorações pelos 450 anos.
Um ator representando Estácio de Sá entregou ao prefeito Eduardo Paes a chave da Fortaleza de São João, o primeiro forte da cidade, construído no século 17.
“Todo mundo busca uma cidade mais integrada, mais justa, mais qualidade de vida, com mais paz. Estes são os desafios do Rio de Janeiro como são os desafios do Brasil,” diz o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB-RJ).

A Marinha promoveu uma parada naval na orla da Zona Sul. Depois foi celebrada uma missa pelo cardeal arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, na Igreja dos Capuchinhos, na Zona Norte. No local estão os restos mortais de Estácio de Sá e a histórica imagem do padroeiro do Rio: São Sebastião, que teria sido trazida pelo fundador.

“Nós pedimos que esta terra seja abençoada. Ela já é bonita por natureza, como diz a música, mas nós pedimos que os cristãos possam contribuir para que ela seja bela”, diz dom Orani Tempesta. E como em todo aniversário, um bolo - este com 450 metros, ocupou a Rua da Carioca, no Centro antigo.

“Eu acho que o cara lá de cima quando fez o mundo, pegou a caneta e fez assim: Rio, eu vou te desenhar. E nós carioca só tem que ter orgulo da cidade”, diz Carlos Henrique do Nascimento.

A presidente Dilma Rousseff,  o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e o prefeito Eduardo Paes participaram da cerimônia de inauguração do Túnel Rio 450, na Zona Portuária. É o primeiro túnel subterrâneo da cidade.

No Palácio da Cidade, 14 pessoas que contribuíram para a chamada identidade carioca receberam a medalha. E 63 personalidades que morreram há mais de 30 anos são consideradas agora heróis do Rio, entre eles o poeta Vinícius de Moraes.

E para encerrar a festa, três shows animam a cidade agora à noite. Um deles na Praia do Flamengo reúne milhares de pessoas. É um espetáculo de som e luz. Nas projeções, fotos que revelam um olhar de amor pelo Rio.

 

Shopping
    busca de produtoscompare preços de