Área de check-in do Aeroporto Internacional São Paulo - Cumbica (GRU), em Guarulhos — Foto: Celso Tavares/G1

O índice de aprovação dos aeroportos brasileiros por turistas estrangeiros no Brasil cresceu 23% nos últimos cinco anos, indica uma pesquisa do Ministério do Turismo divulgada nesta quinta-feira (13).

Em 2016, essa aprovação foi de 89,9%, enquanto que na pesquisa divulgada em 2012 o índice era de 73,3%.

Em nota, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, atribui a melhora na aprovação às “obras de infraestrutura e as iniciativas de qualificação, adotadas principalmente para os grandes eventos” no país.

O levantamento “Demanda Internacional” mostra que, dos 16 itens de infraestrutura e serviços turísticos questionados, 14 receberam aprovação maior do que há cinco anos.

Em 2016, o item com o índice de aprovação mais baixo foi “telefonia e internet”, com 69,6%. Os outros – incluindo hospitalidade, alojamento e gastronomia - tiveram aprovação superior a 72%.

A avaliação final da experiência de viajar no Brasil foi muito positiva para 87,7% dos estrangeiros entrevistados. Além disso, 95% deles disseram que têm a intenção de voltar ao Brasil.

O levantamento foi feito com 37.634 turistas estrangeiros que estiveram no Brasil em 2016. Os dados foram coletados em 15 aeroportos internacionais e em dez fronteiras terrestres.

Sul-americanos

A pesquisa mostra que a maioria dos turistas que visitaram o Brasil no ano passado vieram da América do Sul. Este índice cresceu 32,2% em cinco anos. No entanto, os sul-americanos gastam cerca de metade do que os norte-americanos ou europeus.

Para incentivar ainda mais a entrada de norte-americanos, o Ministério espera implementar um visto eletrônico, que também beneficiaria da Austrália, Japão e Canadá.

O país que mais envia turistas ao Brasil é a Argentina, seguida dos Estados Unidos.

Hospedagem e motivação

O levantamento também aponta o aumento de 40% em relação a 2012 na procura por hospedagem em casas alugadas. Em 2016, 16,7% dos turistas estrangeiros que vieram ao país optou por alugar uma casa, enquanto que há cinco anos esse índice era de 11,9%. No entanto, mais da metade dos estrangeiros (51,5%) ainda optam por se hospedar em hotéis.

A principal atração no Brasil para os turistas entrevistados é o turismo de sol e praia. Ele foi indicado como a principal motivação da viagem por 68,8% dos que participaram do levantamento. Outros 16,6% indicaram que vieram ao Brasil pela natureza, ecoturismo ou aventura. Já 9,7% citaram o turismo cultural com principal motivo da escolha pelo Brasil.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1