Por Jornal da EPTV 1ª Edição


Número de viaturas da Polícia Militar ativas cai 11% na região de Campinas

Número de viaturas da Polícia Militar ativas cai 11% na região de Campinas

O número de viaturas da Polícia Militar no patrulhamento ostensivo em 11 cidades da região de Campinas teve uma redução de 10,70% entre os anos de 2015 e 2016, segundo dados oficiais. Eram 411 e agora são 367 carros.

Campinas teve a maior redução entre os municípios. Em 2015 eram 302, mas depois o número caiu para 266, queda de 11%. As outras cidades com menos viaturas são: Paulínia, Holambra, Jaguariúna, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Valinhos, Vinhedo, Indaiatuba, Morungaba e Itatiba.

Viaturas no Centro de Campinas — Foto: Reprodução EPTV

A presidente da Associação de Familiares e Amigos de Policiais do Estado de São Paulo (Afapesp), Adriana Borgo, critica a redução das unidades móveis para o patrulhamento.

“Não é o suficiente para o cidadão que paga caro pela segurança pública. E coloca a vida do policial, por causa da falta de manutenção, em risco. Hoje, a população não tem segurança pública, não é pelo homem policial, e sim pelos meios”, disse ela.

A Silvia Voloch mora no Jardim Estoril há 23 anos, mas em abril a casa dela foi alvo de assaltantes. Ela disse ter recebido a informação de que, a PM não consegue realizar rondas 24 horas por dia.

“Não é culpa da PM, mas sim do estado que não fornece viaturas suficientes para eles cuidarem de tantos bairros”, lamenta.

Desde junho, os moradores do bairro decidiram instalar câmeras de segurança nas casas. Eles também espalharam faixas informando que avisam ao número 190 -telefone de emergência da Pm- quando desconfiam de alguém andando pelas ruas da região.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que está em processo licitatório para a compra de 828 viaturas, e parte será destinada para a região de Campinas. Um prazo para a chegada dos veículos não foi dado pelo órgão estadual.

Moradores do Jardim Estoril colocaram aviso sobre segurança compartilhada — Foto: Reprodução EPTV

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1