MGSérie ASérie B

- Atualizado em

Instrutor do Samu de Montes Claros é campeão brasileiro de Jiu-Jitsu em BH

Ildefonso José, 33 anos, conquistou o título na categoria master

Por Montes Claros, MG

jiu jitsu em BH (Foto: Arquivo pessoal)Ildefonso no lugar mais alto do pódio no ginásio do Mineirinho em Belo Horizonte (Foto: Arquivo pessoal)


Atletas do Jiu Jitsu de Montes Claros fizeram bonito no 25º Campeonato Brasileiro Interclubes de Jiu-Jitsu, realizado no último fim de semana, no ginásio do Mineirinho em Belo Horizonte.

Entre os atletas que se destacaram está Ildefonso José. Fonfon, como é conhecido, é instrutor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) e conquistou o título na categoria master para lutadores acima de 30 anos.

Ildefonso conta que precisou passar por quatro lutas até conquistar a medalha de ouro.

- A competição é muita disputada e conta com lutadores de várias partes do Brasil. Passeei pela primeira luta, depois pela quarta de final, semifinal e final onde conquistei o ouro- disse.

O lutador trabalha durante o dia no Samu e treina 1hora e meia todas as noites na  equipe RD Teams, após deixar o trabalho.  Ele conta que está orgulhoso e feliz com a conquista.

Ildefonso concilia trabalho no Samu com os treinos (Foto: Arquivo pessoal)Ildefonso concilia trabalho no Samu com os treinos (Foto: Arquivo pessoal)

- No ano passado fiquei em terceiro lugar. Nesse ano foi ainda mais difícil porque o nível dos atletas estava muito alto, mas como havia me dedicado mais aos treinos, consegui chegar ao lugar mais alto do pódio na modalidade master “- comemora”.

Segundo o lutador, uma atividade ajuda a outra e vice-versa.

- Uma coisa acaba ajudando a outra. O controle emocional e o preparo físico são importantes para as duas atividades, então procuro usar o que cada uma tem de bom na hora de desempenhar cada função - diz.

Ildefonso afirma que o jiu jitsu montes-clarense é muito respeitado em outras regiões do Brasil. Aos 33 anos, com 97 quilos e 1m93, ele diz que sempre gostou de artes marciais, mas nunca teve muito tempo para praticar. Há três anos, decidiu se inscrever em uma academia de Jiu-Jitsu e começou a praticar o esporte com certa regularidade até chegar ao nível de competição.

O atleta se prepara agora para o desafio será o Argentina Open, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Bueno Aires. Em dezembro, ele também participará do Panamericano X-Combat de Jiu-Jitsu, em Betim-MG.