ARTICULISTAS

Controlando a ansiedade em tempos de pandemia

Eliana Barbosa
Publicado em 10/07/2020 às 07:12Atualizado em 18/12/2022 às 07:45
Compartilhar

Ultimamente, tenho conversado com muitas pessoas que me relatam sobre sua dificuldade de dormir e de relaxar. O fato é que esse problema está ficando cada vez mais comum, independente da faixa etária ou da condição socioeconômica. E a insônia é uma das mais fortes manifestações da ansiedade – essa sensação de angústia ou de incerteza aflitiva.

A ansiedade é um sentimento relacionado ao futuro que lhe rouba a energia necessária para viver o presente em sua plenitude. Ao estar ansioso, você fica dividido entre não valorizar o que está vivendo no presente e colocar foco no que pode lhe acontecer no futuro. Dessa forma, você não consegue ser grato por dádivas que chegam e fica preocupado com o que o porvir lhe reserva. Saiba que ansiedade é medo e medo é pouca fé – em Deus, em você mesmo e na Humanidade.

Por isso, se você tem tido problemas em relação ao sono ou mesmo em relação à comida, procure fazer um mergulho no seu “eu” interior e descubra por que tanto medo e como fazer para ampliar sua autoconfiança e sua crença nesse Poder Infinito que o cobre de bênçãos.

E, diante das decepções por acreditar em pessoas que não mereceram sua confiança, jamais perca a fé nos seres humanos. Mesmo que você tenha sofrido as dores do desapontamento, saiba que esses indivíduos ingratos e traiçoeiros que passaram por sua vida foram importantes para seu amadurecimento emocional e para que você aprenda a escolher melhor aqueles que realmente merecem estar ao seu lado.

Existem muitos meios de manter um controle sobre a ansiedade, tais como cantar, fazer exercícios físicos, dançar, fazer relaxamento com meditação (principalmente na hora de dormir) etc., bem como algumas mudanças de atitude – parar de querer mudar os outros, respeitar o tempo de cada pessoa acordar para a vida, não se deixar envolver pelos problemas que não dependem de você para resolver, perdoar a si e aos outros, e orar muito por aqueles que lhe causam preocupação.

Não há forma mais eficaz de combater a ansiedade do que expandir a própria fé e, nesse campo, aprendi o seguinte: visualize a pessoa que mais o preocupa como um bebezinho mexendo seus braços e perninhas, e você o entregando nos braços do Cristo. É uma visualização de grande poder porque ao ver aquela pessoa complicada como um bebê, você desperta em si próprio sentimentos de generosidade e compaixão, tão importantes nessa hora.

Pense bem: de que adianta perder noites de sono se a incerteza faz parte do viver de cada um de nós? Como disse o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), “a inteligência de um homem é medida pela quantidade de incertezas que ele pode suportar”.

Portanto, aceite as naturais inseguranças de sua existência e atençã o mundo não vai mudar só porque você precisa ficar menos ansioso, dormir melhor ou ter mais saúde; é você quem tem que mudar e assumir as rédeas de sua vida, hoje, agora!

Eliana Barbosa

Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por