PASérie ASérie B

- Atualizado em

Canoístas embarcam para Expedição Tabuleiro de Monte Cristo em 2014

Prova reunirá 35 canoístas que aceitaram desafio pelos rios Tapajós e
Arapiuns. Destino será Alter do Chão, num total de 250 km percorridos

Por Santarém, Pa

Nesta quinta-feira (11), um grupo de 35 aventureiros deu início à Expedição do Tabuleiro de Monte Cristo.  Com um número cada vez maior de participantes, foi necessário dividir os canoístas em dois grupos: um sairá da Cachoeira do Aruã, no Rio Arapiuns, e o outro do Tabuleiro de Monte Cristo, praia de preservação ambiental, localizada entre o município de Aveiro e Itaituba, no Rio Tapajós. A iniciativa surgiu em 2012, quando quatro amigos decidiram descer o Rio Tapajós em direção a Alter do Chão para prestigiar o Sairé, local que encerra a prova todos os anos.

- Recebi um convite de um amigo para conhecer a comunidade do Uricurituba, próximo a Fordlândia, onde ele nasceu e brinquei dizendo que iria remando. Ele topou  e fomos fazendo percurso nos anos seguintes, sempre convidando mais amigos de outras regiões e vamos formando um grupo cada vez maior- afirma Pedro Paulo Sousa,coordenador do evento.

expedição monte cristo (Foto: Weldon Luciano/GloboEsporte.com)Canoístas vindos do Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo, Belém, Santarém e Aveiro integram a caravana (Foto: Weldon Luciano/GloboEsporte.com)


Reunindo amantes da canoagem vindos do Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo, Belém, Santarém e Aveiro, a expedição passará por Fordlândia, Aveiro, dá uma parada na Flona do Tapajós para conhecer as riquezas do local, e continua a descida no rio em direção a Cajutuba, em Belterra, onde os canoístas também serão recepcionados pelos moradores do local. Em seguida, o destino será Alter do Chão, onde a caravana deve chegar no dia 18 de setembro, completando um total de 250 km percorridos. A coordenação também tem o objetivo de divulgar a preservação ambiental da região amazônica.

- As pessoas que estão vindo para a expedição já praticam a canoagem regularmente e quando a gente passou a interagir pelas redes sociais eles se encantaram com a proposta de viver uma aventura no coração da Amazônia. A escolha do Tabuleiro como um dos cenários acaba sendo proposital para que também haja o contato dos participantes com uma das unidades de conservação, muito conhecida por ser área de reprodução de quelônios. 

Sérgio Del Pierro é argentino, mas mora há 25 anos em Campinas (SP). Canoísta experiente, ele se diz impressionado com a beleza do Rio Tapajós e ressalta as dificuldades da canoagem pelos rios da região.

expedição monte cristo (Foto: Weldon Luciano/GloboEsporte.com)Expedição embarcou nesta quinta-feira(11), da orla em frente a cidade (Foto: Weldon Luciano/GloboEsporte.com)


- A região é muito bonita e há sempre boas referências das praias. A primeira impressão é de que cidade possui uma boa orla, sendo encantadora. Sobre a expedição, nossa maior preocupação é a incidência dos ventos, que dificulta a sequência das remadas. Mas a expectativa é muito boa para a prova. Estamos prontos para o desafio.

Natural de Guarapari (ES), Adriana Flores veio acompanhar o marido que já participou da expedição no ano passado. Ansiosa, ela ressalta que não vê a hora de “entrar na água”.

- Vi as fotos da expedição em 2013 e fiquei encantada. Venho de uma região de praia com mar e  vai ser uma experiência muito diferente conhecer as praias e água doce. O pouco do contato que já tivemos, as pessoas foram muito simpáticas e desde já pretendo incluir a expedição no meu roteiro de viagens para os próximos anos.

O grupo conta com um barco de apoio que servirá como base para descanso e alimentação dos canoístas, que devem remar aproximadamente 30 km por dia. As equipes se dirigiram até os pontos de saída e, a partir desta sexta-feira (12), começam a largada.

expedição monte cristo (Foto: Weldon Luciano/GloboEsporte.com)Caravana deve remar aproximadamente 30 km por dia (Foto: Weldon Luciano/GloboEsporte.com)