25/11/2014 20h25 - Atualizado em 25/11/2014 20h25

Polícia pede indiciamento de mãe e padrasto por morte de índia de 9 anos

Inquérito foi entregue ao MPSC, que vai decidir se oferece denúncia ou não.
Menina foi ferida no dia 7 de setembro e sofreu traumatismo craniano grave.

Cristiano AnunciaçãoDo G1 SC

Menina foi transferida pro volta das 8h para o Hospital Infantil de Joinville (Foto: 2ª Cia de Aviação da PM/Divulgação)Criança passou por cirurgia, mas não resistiu ao
ferimento na cabeça e morreu (Foto: 2ª Cia de
Aviação da PM/Divulgação)

A Polícia Civil pediu o indiciamento por homicídio do padrasto e da mãe da índia de 9 anos que morreu após ser atingida na cabeça em uma aldeia no município de Araquari, no Norte catarinense. O inquérito policial foi concluído e entregue ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que vai decidir se oferece denúncia à Justiça.

A menina foi ferida no último dia 7 de setembro e sofreu traumatismo craniano grave e hemorragia cerebral. A criança precisou ser submetida a uma cirurgia de emergência no Hospital Infantil em Joinville, também no Norte do estado, mas teve morte cerebral confirmada pela unidade um dia depois.

De acordo com a versão inicial, a índia foi atingida por um rojão. A polícia, no entanto, descartou esta hipótese com base nos depoimentos das testemunhas e laudos elaborados durante o processo. "O mais provável é que eles estejam envolvidos na morte da criança e que tenha sido homicídio doloso", explica o delegado Rodrigo Aquino Gomes.

Em depoimento, o padrasto e a mãe disseram que a menina estava fora do carro e tinha sido atingida pelo artefato. Mas, conforme o delegado, havia vestígios de sangue no banco de trás do carro. O laudo indicou que a vítima foi atingida por um "instrumento contundente", que pode ter sido pedra, pedaço de pau ou machado, afirma Aquino Gomes,.

O delegado explica ainda que não havia vestígios de queimadura na cabeça da criança. Além da perfuração na cabeça, a menina tinha ferimentos nos pés. Primeiramente, ela foi levada para um hospital em São Francisco do Sul e, depois, transferida para o Hospital Infantil em Joinville, onde chegou a passar por cirurgia.

Entenda o caso
De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Araquari, a criança foi atingida em uma aldeia indígena no interior do município, onde ocorria uma festa. A menina foi levada ferida até o batalhão da corporação. As pessoas que a acompanharam contaram que ela foi atingida por um rojão na cabeça.

Os socorristas não souberam confirmar o que aconteceu, porque as versões das testemunhas eram destoantes. Algumas informaram que ela teria sido atingida fora de um carro, mas outras pessoas disseram que a criança estava dormindo dentro do veículo. Ela sofreu traumatismo craniano e tinha um coágulo no cérebro.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de