01/03/2015 17h57 - Atualizado em 01/03/2015 17h57

Criança que resistiu a espancamento em Palmeira é transferida para o HGE

Menino foi levado de helicóptero da Unidade de Emergência do Agreste.
Ele e o irmão caçula, que acabou morrendo, foram espancados pelo tio.

Cau Rodrigues e Michelle FariasDo G1 AL

Cama onde crianças foram espancadas ficou ensanguentada (Foto: Cláudia Valéria/TV Gazeta)Cama onde crianças foram espancadas ficou
ensanguentada (Foto: Cláudia Valéria/TV Gazeta)

O menino de três anos que foi espancado a pauladas pelo tio na noite de sábado (28), em Palmeira dos Índios, foi transferido por um helicóptero do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Unidade de Emergência (UE), em Arapiraca, para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

O menino e o irmão, de cerca de um ano, estavam sozinhos em casa quando foram agredidos com um pedaço de madeira.

O caçula não resistiu e morreu antes de receber atendimento médico. De acordo com a Polícia Militar, o agressor, Fabiano Paz da Costa, tinha 17 anos e era irmão da mãe das crianças. Ele foi linchado por vizinhos que ouviram os gritos das crianças.

De acordo com a assessoria de comunicação do HGE, a vítima está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e passa por exames. O estado de saúde dele é grave.

Os corpos da criança de um ano e do tio dela já foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) e devem ser sepultados na segunda-feira (2), às 9 horas, no cemitério de Palmeira dos Índios.

Segundo o cabo Carlos Jaime, do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tio da criança era deficiente intelectual. "Ele [Costa] tinha problemas psicológicos e, na noite do crime, ingeriu bebida alcoólica. Acho que entrou em surto e acabou agredindo as crianças", conta.

"Nós recebemos a denúncia de que um homem tinha sido espancado e fomos averiguar. Quando chegamos ao local, achamos ele caído em um matagal e soubemos que ele tinha espancado os sobrinhos", afirma o cabo Jaime ao ressaltar que Costa ainda chegou a ser socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira, mas morreu no local.

Ainda segundo o cabo Jaime, não há informações sobre quem tenha espancado o tio das crianças até a morte. "Ninguém diz nada. A população se revolta com um fato desses e acaba fazendo Justiça com as próprias mãos. É errado, mas ninguém aponta os autores do linchamento", complementa.

O chefe de operações que acompanhou a ocorrência, Amauryvan Fagundes, conta que a mãe das crianças, identificada como Fabiana Paz da Costa, de 19 anos, havia saído para uma festa e deixou os filhos sozinhos em casa. Ela foi presa e autuada em flagrante por abandono de incapaz.

veja também