24/07/2014 13h08 - Atualizado em 24/07/2014 13h08

Músicos de Capella levam música colonial ao palco do Central em MG

Integrantes são professores do departamento de música antiga do Festival.
Banda Nova Aurora, de Olaria (MG), é atração em Juiz de Fora.

Do G1 Zona da Mata

  •  
Banda Nova Aurora Festival Pró-Música (Foto: Assessoria Pró-Música / Divulgação)Banda Nova Aurora, de Olaria (MG) é uma das atrações da programação do Festival Internacional nesta quinta (Foto: Assessoria Pró-Música / Divulgação)

Um fim de tarde diferente é a promessa para esta quinta-feira (24) na programação do 25º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora. A Banda Juvenil Nova Aurora, de Olaria, cidade da Zona da Mata, vai se apresentar no Calçadão e no Parque Halfeld, no Centro. À noite, o Cine-Theatro Central recebe os Músicos de Capella, grupo formado por professores do departamento de música antiga do Festival, dirigido pelo violinista barroco Luis Otávio Santos.

Quem estiver no Calçadão da Rua Halfeld por volta de 17h desta quinta-feira vai ver a Banda Nova Aurora passar. Por iniciativa do grupo, com 60 integrantes entre 9 e 15 anos e alguns músicos adultos no apoio, eles sobem a rua em direção ao Parque Halfeld, onde tocam a partir de 17h30. “É uma forma de convidar a população para nossa apresentação, que terá repertório variado, desde música marcial, MPB, temas de novelas e The Beatles e Coldplay”, destacou o regente José Alves de Souza. A banda Nova Aurora, criada em 1936, ensaia às quintas e sextas no salão paroquial da igreja. Em 2011, passou por uma reestruturação que levou ao trabalho atual.

Luís Otávio Santos Festival Pró-Música (Foto: Assessoria Pró-Música / Divulgação)Luís Otávio Santos é o diretor do Músicos de Capella
(Foto: Assessoria Pró-Música / Divulgação)

Às 20h30, os integrantes dos Músicos de Capella realizam o principal concerto do dia no Cine-Theatro Central. Um dos mais recentes grupos do Pró-Música/UFJF representam a fusão de trabalhos anteriores voltados à música colonial e antiga, como a reconhecida formação “Solistas de Câmara” e a Orquestra Barroca do Festival. Neste ano, o grupo é formado pelo Natalia Chahin (oboé barroco), Karla Dias (flauta doce), Marilia Vargas (soprano), Pedro Couri Neto (contratenor), João Guilherme Figueiredo (violoncelo barroco), Guilherme de Camargo (teorba) e Fernando Cordella (cravo), dirigidos pelo violinista barroco Luis Otávio Santos. O objetivo é apresentar, ao longo do ano e em diversas partes do país, atividade já desenvolvida na programação do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Para esta apresentação, é necessário retirar o ingresso no Centro Cultural Pró-Música, na Avenida Rio Branco, nº  2.329, no Centro, a partir das 8h.

Programação do Festival nesta quinta (24)
 
Apresentação ao ar livre
17h30
Parque Halfeld
Banda Juvenil “Nova Aurora” (Olaria-MG)
Regente: José Alves de Souza
 

Concerto
20h30
Cine-Theatro Central
Músicos de Capella (MG)

Programa

Pierre Attaingnant (1494-1552)
Prelude

Antoine Francisque (1570-1605)
Bransle Simple

Luys de Narvaez (fl. 1526-1549)
Diferencias sobre Guardamelas Vacas

Cherubino Busatti (? -1644)
"Angela Siete", para soprano e continuo

Georg Phillip Telemann (1681-1767)
Triosonata em la menor para flauta doce, oboé e baixo continuo
.largo .allegro .largo .allegro

Arcangelo Corelli (1653-1713)
Sonata para violino e continuo em Do maior, op.5 n. 3
.adagio .allegro .allegro .largo .allegro

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
aria "Ach, bleibedoch, meinliebstes Leben", da Cantata BWV 11, para contralto e violino
aria "SüsserTrost, mein Jesus kommt", da Cantata BWV 151, para contralto e violino
aria “MeinHerzSchwimt in Blut”, da Cantata BWV197, para soprano e oboé

Marin Marais (1656-1728)
Piècesen trio, suíte em do menor
.prelude .sarabande grave .rondeau .menuet .fantaisie
. ladesoleé ou lapassacaille lente

veja também