Política Eleições 2014

No Rio, operação para as eleições contará com cerca de 35 mil PMs

Ceará terá reforço de 2.500 militares do exército para segurança do voto

Segurança. Na Maré, militares da Força de Pacificação reforçam a segurança em frente a escola no primeiro turno
Foto: Márcio Alves / márcio alves
Segurança. Na Maré, militares da Força de Pacificação reforçam a segurança em frente a escola no primeiro turno Foto: Márcio Alves / márcio alves

RIO — Começa nesta sexta-feira o esquema especial de policiamento para o fim de semana de eleições. Ao todo, haverá cerca de 35 mil policiais atuando em todo o estado no sábado e no domingo. Somente no dia das eleições, 20.788 PMs reforçarão a segurança de 5.418 locais de votação. A operação tem parceria do Tribunal Regional Eleitoral, que contará com 455 policiais à sua disposição. Já o Ministério Público terá 212 oficiais.

O esquema contará com as equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque (BPChoque), Batalhão de Ações com Cães e Grupamento Aeromóvel (GAM). Helicópteros também serão utilizados em áreas estratégicas.

Além dos batalhões convencionais e das Unidades de Polícia Pacificadora, a operação contará com 11 unidades de policiamento especializado como Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (Gepe) e Regimento de Polícia Montada (RPMont).

O esquema especial terá ainda Polos de Detenção montados como base de referência nas ações policiais.

Na capital, os polos serão Maré (base do CPOR, Exército), Del Castilho (3º BPM), Honório Gurgel (9º BPM), Olaria (16º BPM), Barra da Tijuca (31º BPM), Bangu (14º BPM), Jardim Botânico (23º BPM) e Madureira (41º BPM). A região de Santa Cruz terá dois polos — um no 27º BPM (Santa Cruz) e outro no 40º BPM (Campo Grande). Os outros comandos de policiamento, na Baixada, em Niterói e no interior, definirão junto com suas respectivas comarcas onde implementarão suas bases de referência.

Tal como no primeiro turno, a Polícia Civil informa que todas as delegacias terão reforço de policiais para atendimento ao público e que dará apoio à Polícia Federal. Os agentes federais atuarão contra crimes eleitorais.

EXÉRCITO NO CEARÁ

Após denúncias sobre supostos grupos milicianos infiltrados na Polícia Militar do Ceará, sobre o uso político da corporação e o acirramento entre partidários das coligações que disputam o segundo turno no Ceará, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para o estado.

Um total de 2.500 militares do exército serão enviados ao Ceará para reforçar a segurança nos municípios de Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza. Mais seis cidades do interior devem ser incluídas nesta lista, caso o TSE autorize o envio das tropas federais para Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Crateús e Aracati. A solicitação foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na manhã de ontem.

O pedido das tropas foi motivado por uma solicitação do Ministério Público Eleitoral (MPE) ao TRE-CE.

Os militares do Exército serão distribuídos nas 19 zonas eleitorais que compreendem a capital e os municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Crateús, conforme solicitação da Justiça Eleitoral do Ceará. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), dez mil policiais militares reforçam a operação.