29/10/2014 10h18 - Atualizado em 29/10/2014 10h18

São João Nepomuceno tem queda do índice de infestação da dengue

Índice registrado foi de 0,9%; o último publicado em agosto foi de 1,38%.
Focos estavam nos bairros Alto dos Pinheiros, Três Marias e São Sebastião.

Do G1 Zona da Mata

Queixas sobre dengue em Campinas crescem 37% pelo 156 da Prefeitura (Foto: Reprodução / EPTV)Moradores ainda devem estar atentos aos focos
do mosquito (Foto: Reprodução / EPTV)

O Centro de Epidemiologia de São João Nepomuceno divulgou nesta terça-feira (28) o resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2014. O trabalho revelou um índice de infestação de 0,9%, que, de acordo com os valores preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), representa baixo risco para infestação da doença. No último levantamento, publicado em agosto, o índice encontrado pela equipe do Centro de Epidemologia foi de 1,38%, considerado de médio risco, e representando queda do índice de infestação.

O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 22 de outubro. Os agentes de endemias vistoriaram 423 imóveis. A previsão era de visitar 426 imóveis, sendo que os três restantes a equipe não conseguiu entrar. Segundo o coordenador do Centro de Epidemiologia, Marcos Furiati Mendonça, foram encontrados um foco do Bairro Alto dos Pinheiros, dois no Três Marias e três no Bairro São Sebastião. O coordenador informou também que os focos estão principalmente nas residências, em vasos, frascos com água, pratos e caixa d’ água.

Os números apontam queda do índice também em relação ao mesmo período do ano passado, quando atingiu 3,37%. Mesmo com o resultado positivo, o coordenador afirmou que os moradores não podem se descuidar e o Centro de Epidemiologia continua com ações diárias para o combate ao Aedes aegypti. “Os mosquitos depositam as larvas. Tivemos esse período de seca, mas na hora que começar a chover, se tiver muitos reservatórios que armazenam água e que têm a larva, a situação se complica”, alertou. Marcos Furiati Mendonça ressaltou a importância dos cuidados dentro das residências. “Tem que fazer a manutenção e limpeza. Os moradores têm que ficar atentos com plástico no quintal, balde com água e evitar que a água fique acumulada em algum recipiente”, finalizou.

O coordenador do Centro de Epidemiologia informou que um novo LIRAa poderá ser realizado ainda este ano, mas obrigatoriamente será feito outro levantamento em janeiro de 2015.

veja também