Menu
Brasília

Emater realiza seminários em região metropolitana do DF

Arquivo Geral

24/07/2014 9h09

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) inicia, nesta semana, uma série de seminários nos oito municípios atendidos pelos três escritórios da empresa já abertos no entorno de Brasília. O objetivo é começar a construção de um plano estratégico de desenvolvimento para essas regiões. O primeiro está marcado para esta sexta-feira (25), em Cabeceira de Goiás (GO).

Para participar, é preciso buscar informações nos escritórios da Emater, presentes em Formosa, Cristalina e Padre Bernardo (confira os endereços e cronograma abaixo). Os encontros têm como público-alvo lideranças de agricultores dos assentamentos municipais, presidentes de associações, de cooperativas, sindicatos de trabalhadores rurais, lideranças dos movimentos e gestores públicos do poder municipal. Ainda estarão presentes a Secretaria de Agricultura do DF, a Emater-DF, Ceasa-DF e o governo federal.

“Nós, da agricultura, entendemos que é importante o DF contribuir com a estratégia de produção de alimentos da região do Entorno, a partir de uma garantia de abastecimento e segurança alimentar”, observou o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin. 

Ele explica que em torno de 300 mil hectares de terra na Região Metropolitana do Distrito Federal (Ride) são ocupados por assentamentos de reforma agrária, território esse com grande potencial para produção de alimentos. “Isso garante, a nós no DF, uma cesta básica mais barata e com maior qualidade por que a produção está mais próxima de nós”, justificou Piccin .

Escritórios

Atualmente, a Emater conta com três escritórios na região do Entorno, os quais atendem oito municípios goianos: Cristalina, Padre Bernardo, Cocalzinho, Planaltina de Goiás, Água Fria, Vila Boa, Formosa e Cabeceira de Goiás.

A equipe conta com cerca de 50 profissionais entre inspecionistas, técnicos, administradores e assistentes administrativos. “Esses profissionais estão prestando assistência técnica para cerca de 4 mil famílias assentadas pelo programa de reforma agrária, e estamos atendendo 100% das famílias assentadas nesses municípios”, contou o presidente da Emater-DF.

Ainda de acordo com ele, uma parceria entre o governo federal e os governos estaduais tem viabilizado recursos financeiros para dar assistência técnica a essas famílias assentadas. “É através disso que essas pessoas têm acesso a políticas de saúde, educação, assistência social e linhas de crédito”, explicou Piccin.

Ele completa também que, com a entrada da Emater nesse processo, a estratégia é alavancar a produção de alimentos, melhorar o abastecimento alimentar da região metropolitana e, assim, desencadear uma nova etapa de geração de renda das famílias que vivem no meio rural.

 

Cronograma dos seminários:

25 de julho: Cabeceiras de Goiás

28 de julho: Cristalina

29 de julho: Formosa

30 de julho: Padre Bernardo

31 de julho: Vila Boa

1º de agosto: Planaltina

2 de agosto: Cocalzinho

19 de agosto: Água Fria

 

Escritórios:

Formosa

Avenida Valeriano de Castro, nº 1131 – 2º andar

Setor Nordeste

73807-180 – Formosa – GO

Gerente: Mateus Miranda de Castro

Telefone: 9156-2380

Cristalina

Rua da Saudade, Quadra 35, Lote 7 AA

73850-000 – Cristalina – GO

Gerente: Adelino Servato

Telefone: 8525-6672

Padre Bernardo

Rua Olinto Meireles, Quadra 16, Lote 05

Setor Sul

73700-000 – Padre Bernardo – GO

Gerente: Álvaro Luiz Marinho Castro

Telefone: 8464-7835 e 8221-7999

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado