Política Eleições 2014

Tarso Genro se licencia do governo do RS para se dedicar à campanha eleitoral

Presidente do TJ irá assumir o cargo por 21 dias

PORTO ALEGRE – O governador do Rio Grande do Sul e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), se licenciou do cargo para se dedicar à campanha eleitoral. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, assume nesta segunda-feira o cargo de governador por um prazo de 21 dias. A posse está marcada para as 11h.

O vice-governador Beto Grill (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossella (PDT), não podem assumir o governo porque também são candidatos a cargos eletivos. A licença não remunerada do governador foi aprovada pela Assembleia Legislativa em sessão realizada na última terça-feira e se estende até o dia 5 de outubro.


Tarso Genro ficará 21 dias afastado
Foto: Roberto Stuckert Filho / Agência O Globo
Tarso Genro ficará 21 dias afastado Foto: Roberto Stuckert Filho / Agência O Globo

Em caso de segundo turno, Tarso deve reassumir o posto por uma semana e se licenciar novamente até 26 de outubro. Flôres anunciou que levará uma equipe de 10 pessoas para exercer o cargo, como forma de “fazer o elo” com o secretariado. O desembargador despachará do gabinete do governador.

— São apenas 21 dias (de mandato). Não se imagina que alguém sairá aplicando políticas públicas nesse período. Vamos assumir para manter a institucionalidade e a governabilidade, mas se surgirem demandas urgentes é evidente que vamos tomar as decisões necessárias – disse.