09/09/2014 14h39 - Atualizado em 09/09/2014 14h39

MPF pede salário-maternidade a kaingangs menores de 16 anos no RS

MPF ingressou na Justiça pedindo benefício em aldeias do Norte do estado.
Procurador diz que particularidades das indígenas devem ser respeitadas.

Do G1 RS

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF-RS) ingressou na Justiça com uma ação civil pública solicitando o pagamento de salário-maternidade a indígenas kaingangs menores de 16 anos. A medida beneficiaria moradores de aldeias em Getúlio Vargas, Erechim, Cacique Doble, Sananduva, Charrua, Benjamin Constant do Sul e Faxinalzinho, no Norte do estado.

O salário maternidade é pago a mulheres com 16 anos ou mais afastadas do trabalho devido a parto, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. O MPF-RS defende que o INSS estenda o auxílio, levando em conta que as indígenas kaingangs trabalham em regime de economia familiar, e em muitos casos dão à luz com menos de 16 anos.

"Exatamente por essas particularidades, os direitos previdenciários dessas gestantes devem ser respeitados pela legislação brasileira. Interpretar de modo diverso os dispositivos constitucionais e legais, descaracterizando seu caráter protetivo, seria a negação de sua identidade cultural e uma subversão dos sistemas de proteção social estabelecido no direito brasileiro", destaca o procurador da República em Erechim Carlos Eduardo Raddatz Cruz.

A ação prevê multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento. O valor seria revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

 

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de