Menu
Futebol

Grêmio recebe o Figueirense mirando encostar novamente no G-4

Arquivo Geral

22/10/2014 9h15

Com dois jogos fora de casa nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Grêmio acabou deixando o G-4. Conquistou apenas um ponto nas visitas a Palmeiras e Goiás e caiu para o 6º lugar, com 47 pontos, três atrás da zona de classificação à Libertadores do ano que vem. Nesta quarta, a ideia do Tricolor Gaúcho é aproveitar o fator local e vencer o Figueirense, na Arena, em partida marcada para as 21h, horário de Brasília.

O empate por 0 a 0 em Goiânia não foi o resultado ideal, mas também não chegou a ser recebido como uma tragédia pelo lado gremista. As circunstâncias da partida no Serra Dourada colaboraram para uma análise um pouco menos severa em relação à atuação do time gaúcho. O jogo foi disputado sob um intenso calor de 34ºC, e com uma umidade relativa do ar baixíssima, de 18%. O goleiro Marcelo Grohe teve de ser substituído após sentir um mal estar no segundo tempo.

Apesar disso, o zagueiro Pedro Geromel não usa as adversidades climáticas como desculpa para o fato de o time não ter vencido o Goiás: “todos esses fatores influenciaram, e o Goiás principalmente, pois é uma equipe jovem, muito rápida e de qualidade. Claro, ao calor e ao campo muito grande a gente não está acostumado. Mas isso não é desculpa para a gente não ter saído daqui com a vitória”, analisou, na saída de campo.

Para o jogo desta quarta, o técnico Luiz Felipe Scolari terá dois retornos importantíssimos no setor ofensivo gremista: Barcos e Dudu, que não jogaram no Serra Dourada por estarem suspensos. A tendência é que Fernandinho e Lucas Coelho voltem para o banco de reservas. No meio, também existe a chance de o esquema com três volantes ser desfeito em prol de uma formação mais ofensiva. Neste caso, Walace pode deixar a equipe para a volta do argentino Alán Ruiz.

Quem segue desfalcando o Tricolor é Rhodolfo. Depois de dez dias em recuperação, o zagueiro voltou a realizar corridas nesta segunda-feira. No entanto, não terá condições de entrar em campo. Seu retorno à equipe pode ocorrer sábado, na partida contra o Coritiba. Diante do Figueira, Bressan segue ao lado de Geromel no miolo de zaga.

O Figueirense chega a Porto Alegre aliviado. Depois de três derrotas consecutivas, a equipe de Argel Fucks se recuperou no último domingo e aplicou 4 a 0 no Coritiba. O resultado levou os catarinenses a 35 pontos, cinco à frente da entrada da zona de rebaixamento. Ainda assim, todos no Orlando Scarpelli mantêm os pés no chão: a permanência na Série A ainda não foi assegurada. A projeção é de que mais dez pontos nas nove rodadas finais garantem a permanência do Figueira na elite.

“A gente vinha em uma sequência negativa, de três derrotas seguidas, e conseguimos voltar com a nossa pegada e determinação. Não lembro a última vez que o Figueirense venceu por 4 a 0 em casa no Brasileiro, ainda mais em um jogo de vida ou morte, contra um adversário direto”, destacou o treinador.

O zagueiro Marquinhos está liberado para treinamentos mas não atuará na Arena. O lateral Leandro Silva é outro que não retornará ao time nesta quarta-feira. O principal reforço de Argel será o retorno do meia Giovanni Augusto, que deve entrar em campo no lugar de Felipe – esta deverá ser a única alteração em relação ao time que goleou o Coxa neste final de semana.

FICHA TÉCNICA 

GRÊMIO X FIGUEIRENSE

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data: 22 de outubro de 2014, quarta-feira

Horário: 21 horas (de Brasília) 

Árbitro: Vinícius Furlan (SP) 

Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (Asp. Fifa-SP) e Vicente Romando Neto (Esp. SP)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Geromel, Bressan e Zé Roberto; Walace (Alán Ruiz), Fellipe Bastos, Ramiro, Luan e Dudu; Barcos

Técnico: Luiz Felipe Scolari

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Jefferson, Nirley, Thiago Heleno e Cereceda; Paulo Roberto, Rivaldo, Marco Antônio e Giovanni Augusto; Clayton e Marcão

Técnico: Argel Fucks

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado