Tour visita cervejarias de Ribeirão Preto, no interior de SP

Por: Redação

No próximo sábado, dia 13, acontece em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o 3º Tour Cervejeiro – Roteiro Terra do Chope, que promete unir diferenciais gastronômicos da cultura regional com o melhor do turismo.

Fábrica da Cervejaria Colorado, em Ribeirão Preto

A fama de Ribeirão Preto como a capital da boa cerveja e do chope remonta ao final do século 19, com o nascimento da cervejaria Livi & Bertoldi. De lá pra cá fizeram história a cervejaria São Domingos, Companhia Antártica e a Companhia Cervejaria Paulista. Esse passado cheio de sabor culminou em uma cidade que respira malte e lúpulo.

Hoje são três microcervejarias que mostram ao universo cervejeiro seu potencial —Cervejaria Colorado, Invicta e Lund–, abrindo portas para o passeio guiado pela cidade. A ideia principal é cultuar a tradição de capital do chope e profissionalizar os cervejeiros como bons entendedores e consumidores de cervejas artesanais.

Funcionário da Cervejaria Invicta coloca malte para cozinhar

No roteiro, visita pelas três cervejarias com almoço na Invicta e jantar de harmonização comandado por Bia Amorim no Bar Cervejarium, da Cervejaria Colorado.

História da cerveja

Em meados da década de 1930, um imponente prédio, o Edifício Diederichsen, um dos principais do interior do Brasil, estava sendo construído no coração da cidade. Logo nos primeiros anos da nova edificação, naquela esquina das ruas Álvares Cabral com General Osório, nascia o Pinguim, a choperia mais conhecida da região até hoje, uma marca associada em todo o Brasil, e em muitos países, com a arte de se tirar e beber um bom chope.

Fábrica da Cervejaria Lund

Ponto turístico da cidade, que já recebeu desde artistas e esportistas a políticos e presidentes da República, o Pinguim é reconhecido hoje pela famosa história do “chopeduto” que ligava a casa até a cervejaria localizada a algumas quadras: em 1977, nascia a segunda casa, o Pinguim II, localizado na esquina em frente, bem ao lado do majestoso Theatro Pedro 2º, no chamado “Quarteirão Paulista”.

3º TOUR CERVEJEIRO – ROTEIRO TERRA DO CHOPE
Quando: 13/08
Quanto: R$ 240 (por pessoa)
Informações e inscrições: ribeirao@tourcervejeiro.com.br

Via blog Destino Brasil