15/09/2014 13h21 - Atualizado em 15/09/2014 20h15

Motociclistas de Ourinhos fazem protesto após morte em pedágio

Casal tentou passar pela parte sem cancela, mas bateu em uma corrente.
Passageira da moto morreu por asfixia após ser atingida no pescoço

Do G1 Bauru e Marília

Motociclistas de Ourinhos (SP) e região fizeram um protesto na praça de pedágio de Jacarezinho (PR) nesta segunda-feira (15). Eles cobram melhores condições de segurança após um acidente em que a passageira de uma moto morreu e o motociclista ficou ferido.

Durante o protesto, os motociclistas retiraram a corrente que impede a passagem de veículos ao lado do pedágio, e que causou o acidente no domingo (14). Eles afirmam que a corrente foi colocada no fim de semana para evitar que os motociclistas passassem pelo pedágio sem pagar. Para os motociclistas, o trecho deveria ter sido melhor sinalizado.

“Não deveriam ter colocados correntes e sim cones, as correntes nunca. O motociclista às vezes está com a viseira um pouco suja e não vai enxergar a corrente nunca”, afirma o comerciante, Henrique Coelho. A Polícia Rodoviária acompanhou a manifestação que foi pacífica. Os motociclistas deixaram o local após a chegada da perícia, que voltou a isolar a área com a corrente.

Motociclistas protestam por segurança em pedágio (Foto: Reprodução / TV TEM)Motociclistas protestam por segurança em pedágio
(Foto: Reprodução / TV TEM)

O acidente
O casal teria tentado passar sem pagar o pedágio por uma área da praça, localizada na divisa de São Paulo com o Paraná, que não tem cancela de cobrança. O motociclista, Eduardo Braga, de 33 anos, não teria visto uma corrente que impede a passagem de moto e se acidentou.

A corrente atingiu o condutor e depois ficou enrolada no pescoço da mulher dele, Gisele Alves Braga, de 35 anos, que morreu no local por asfixia. O motociclista está internado na Santa Casa de Jacarezinho com ferimentos no pescoço e não corre risco de morte.

As vítimas são de Campinas e participavam de um encontro de motos em Ourinhos, mas como não havia vagas de hotel na cidade, eles se hospedaram em Jacarezinho, cidade vizinha no norte do Paraná. O acidente aconteceu no domingo (14), quando iam ao último dia do evento.

Polêmica
A praça de pedágio no trecho da BR-369 gera polêmica há anos. Desde 2006, o Ministério Público Federal pede que a cobrança deixe de ser feita pela concessionária que administra a rodovia.

A ação civil pública pede a anulação da cláusula que permitiu a concessionária substituir uma praça de pedágio entre Adirá e Cambará, por duas em Jacarezinho sem licitação. Mas, uma liminar dada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, em 2008 autorizou a empresa a continuar a cobrança até o julgamento da ação.

Corrente foi retirada do pedágio (Foto: Reprodução / TV TEM)Corrente foi retirada do pedágio (Foto: Reprodução / TV TEM)
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de