19/10/2014 12h07 - Atualizado em 19/10/2014 17h33

Fogo é controlado no Parque Nacional da Serra do Cipó

Área de Preservação Ambiental que fica perto do parque ainda tem fogo.
Instituto disse que cerca de 7 hectares de vegetação foram destruídos.

Do G1 MG

Ministra estima que incêndio atingiu 10% do Parque Nacional da Serra Cipó (Foto: Reprodução/TV Globo)Fogo consumiu parte do Parque Nacional da Serra Cipó (Foto: Reprodução/TV Globo)

O Instituto Chico Mendes informou neste domingo (19) que os focos de incêndio foram controlados na no Parque da Nacional Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais. Segundo o órgão cerca de 7 mil hectares do parque nacional foram queimados pelo fogo, o que corresponde a pouco mais de 22% da área total.

De acordo com o analista ambiental do Parque Nacional da Serra do Cipó, Edward Elias Júnior, existe um foco localizado em uma Área de Preservação Ambiental (APA) no Morro da Pedreira, a cerca de 2 km de distância do parque.

Neste domingo, de acordo com o especialista, 65 pessoas trabalhavam para apagar o foco que fica localizado em uma área de difícil acesso.

Edward disse que dois aviões e um helicóptero ajudam no combate das chamas. Ainda segundo ele, os trabalhos devem ser encerrados às 18h.

Na tarde desta segunda-feira (20), novas imagens de satélites serão analisadas para verificar se o tamanho da área devastada pelo fogo aumentou.

Na sexta-feira
Na sexta-feira (17), após sobrevoar a Serra do Cipó, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, havia informado que a estimativa era que cerca de 10% da área do parque tivesse sido atingida. De acordo com o instituto, entretanto, a fumaça que encobria a região dificultava a análise das imagens de satélite, o que justifica a diferença entre o número estimado e medição oficial.

O fogo na Serra do Cipó começou no dia 10 de outubro, às margens da MG-010, e se alastrou por diversos pontos. De acordo com o órgão, na APA Morro da Pedreira , outros cerca de 7 mil hectares também foram queimados.

O combate das chamas na região é feito por brigadistas do Instituto Chico Mendes, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de