21/09/2014 21h07 - Atualizado em 21/09/2014 21h07

Baixo nível de rios preocupa produtores rurais no norte de Goiás

Em alguns casos, é possível caminhar pelo leito do rio completamente seco.
Criadores de gado relatam que não têm recursos para comprar ração.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

No norte de Goiás a estiagem já secou muitas pastagens e, agora, os principais rios que cortam a região também apresentam baixo nível. Em alguns casos é possível caminhar pelo leito do rio, que está completamente seco.

Produtores rurais que dependem do Rio do Ouro e do Rio São Domingos, em Porangatu, relatam que a situação é crítica. “A ração é muito cara né. O sujeito que não tem R$ 500 mil para tratar na ração não dá conta”, diz o produtor de gado Marcelino Arranjo Barreto.

“É ruim para nós todos. Falta água nos pastos, para o gado e para a gente que está aí na fazenda”, completa o gerente de uma fazenda da região, Ricardo Oliveira. Segundo ele, neste ano o período de seca está sendo mais prolongado.

O principal rio da região, chamado Santa Tereza, é o único que não seca durante a estiagem. Entretanto, neste ano o nível do rio está mais baixo que o de costume, deixando os produtores ainda mais preocupados.

“Os córregos estão todos secos, chega nessa época seca tudo. Aí a gente fica com dificuldades, tem que parar com o que está. Todos têm boa vontade de adquirir as coisas, trabalha muito, mas a dificuldade é grande sobre água nesta época”, lamenta o produtor rural José Batista Pereira da Silva.

 

tópicos: