Por thiago.antunes

Rio - O vídeo que mostra uma viatura da Polícia Militar levando três adolescentes a um penhasco no alto do Morro do Sumaré, onde um deles apareceu morto cinco dias depois, levou a polícia a suspeitar que haja outras ossadas na área. Agentes da Divisão de Homicídios (DH) vasculharão, nos próximos dias, a região onde foi abandonado o corpo de Mateus Alves dos Santos, 14 anos, para tentar achar outras vítimas.

“Vamos fazer uma varredura, para tentar achar ossadas. Mas o mais importante é acharmos o outro garoto desaparecido”, explicou o delegado Rivaldo Barbosa, responsável pela investigação. As imagens, registradas por duas câmeras instaladas na viatura do 5º BPM (Praça da Harmonia), foram obtidas pelo ‘Fantástico’, da TV Globo. E mostraram a trajetória dos cabos Vinicius Lima Vieira e Fábio Magalhães Ferreira, que levaram três suspeitos de cometer furtos na Avenida Presidente Vargas, no Centro. Os policiais são acusados de executar Mateus na manhã do dia 11 de junho.

Sobrevivente participou de reconstituição do crime%2C semana passadaSeverino Silva / Agência O Dia

O garoto morreu ao ser baleado na cabeça. Um adolescente de 15 anos levou um tiro no joelho e outro nas costas. Ele se fingiu de morto para escapar. Outro jovem acabou liberado pelos policiais e agora está sendo procurado pela polícia para depor.

Presos preventivamente na Unidade Prisional (antigo BEP), acusados por homicídio qualificado, ocultação de cadáver e tentativa de homicídio qualificado, os PMs devem prestar depoimento na tarde desta terça-feira, na DH. O vídeo feito pela viatura mostra quando o cabo Lima para o carro, às 9h31, para que o cabo Magalhães saia da viatura, com um fuzil.

Depois da captura de dois suspeitos e de outro adolescente, levado na viatura porque estava olhando a cena, Lima faz uma proposta ao colega de farda: “Vamos lá para cima?”. Magalhães concorda, com surpreendente naturalidade: “Descarregar a arma um pouquinho”, diz. O colega dele, então, sentencia: “Jogar (os corpos) lá de cima”. “Infelizmente, temos policiais ruins, ligados ao crime, verdadeiros bandidos. Mas a polícia que praticou essa barbárie foi a polícia que os prendeu”, disse, ontem, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Você pode gostar