18/04/2014 22h48 - Atualizado em 18/04/2014 22h48

Milhares de fiéis de SC participam de celebrações da Paixão de Cristo

Encenações marcaram Sexta-feira Santa em diversas regiões do estado.
Mais de 10 mil visitaram Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento.

Do G1 SC

A Sexta-feira Santa foi marcada por encenações da Paixão de Cristo em diversas cidades de Santa Catarina. Fiéis se reuniram em cidades como Lages, Nova Trento, Florianópolis e Chapecó em demonstrações de fé que relembraram o dia sagrado para a Igreja Católica.

O Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, recebeu milhares de fiéis na encenação da peça em homenagem à ressurreição e morte de Jesus na noite desta sexta (18). Apresentado por moradores do Sul da Ilha ao ar livre desde 1983, o espetáculo é considerado a maior Via Crúcis do estado.

Em Lages, uma multidão subiu os cerca de 500 degraus da escadaria do Morro Grande. Fiéis descalços ou de joelhos acompanharam a encenação da Via Sacra próximos à cruz de pedra. Já em Nova Trento, a apresentação do Ato da Paixão de Cristo foi encenada por um coral formado por mais de 100 vozes no Santuário de Santa Paulina.

Várias localidades de Chapecó organizaram celebrações para recordar a paixão, morte e ressurreição de Cristo. No bairro Colatto, cerca de 50 voluntários participaram da encenação da Via Sacra. O espetáculo é realizado há mais de 9 anos na comunidade. "O que a gente faz hoje é agradecer por tudo o que ele fez por nós", disse Nilmar Pinheiro de Oliveira, intérprete de Jesus na peça.

Turismo religioso

As celebrações também movimentaram o turismo religioso em Santa Catarina. O principal destino dos fiéis foi o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento. O movimento começou no inicio da manhã desta Sexta-feira Santa, com a chegada de peregrinos vindos de carro, bicicletas e a pé.

Camilo Damásio chegou à Nova Trento após uma semana de caminhada. O aposentado viajou a pé de Imbituba até o Santuário. “Foram 210 km e 350 mil passos entre Imbituba e Nova Trento”, disse.

As comemorações para a Semana Santa começaram há cerca de sete dias na cidade e vão até o domingo (20). Cerca de 10 mil fiéis estão passando diariamente no Santuário durante as celebrações.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de