25/02/2015 19h17 - Atualizado em 25/02/2015 19h18

TRE-PR cadastra eleitores de Toledo e Cascavel no sistema biométrico

Cadastramento dos eleitores será entre maio e setembro deste ano.
Biometria será usada em mais seis cidades na eleição municipal de 2016.

Do G1 PR, com informações da RPC Cascavel

Em fase de testes, Itapeva e Marmelópolis são as únicas do Sul de Minas a usarem biometria nas eleições deste ano (Foto: Reprodução EPTV/ Edson de Oliveira)Mais de 300 mil eleitores vão usar o sistema na
próxima eleição (Foto: Reprodução EPTV)

Cascavel e Toledo, na região oeste do Paraná, vão contar com o sistema de biometria para as eleições municipais de 2016. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) o cadastramento dos eleitores nessas duas cidades será feito entre 26 de maio e 30 de setembro deste ano.

Segundo o presidente do TRE-PR, Jucimar Novochadlo, Cascavel tem 220 mil eleitores e Toledo cerca de 100. “Os eleitores serão convocados a comparecer ao Fórum Eleitoral para fazer a atualização de seus dados no cadastro eleitoral e a colheita da sua impressão digital que é o que serve para a biometria”, explicou.

Além dessas das duas cidades do oeste, a biometria também será implantada em Ponta Grossa e Guarapuava, nos campos gerais; Arapongas Apucarana e Cambé, na região norte, e em Paranaguá, no litoral paranaense. Em todo o Paraná, serão aproximadamente 2,7 mil eleitores que votarão em urnas biométricas nas próximas eleições. O cadastro no estado está dividido em duas etapas. A primeira fase ocorre entre maio de setembro, e a segunda entre outubro e janeiro de 2016.

A biometria foi utilizada pela primeira vez no Paraná em 2008 no município de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba. Em 2012, a identificação pelas digitais foi implantada na capital. E nas eleições de 2014, eleitores de Londrina, Maringá, Tamarana, Doutor Camargo, Floresta, Ivatuba e Paiçandu votaram com o novo sistema de identificação.

veja também