Por paulo.gomes

Rio - A Delegacia de Furtos e Roubos (DRF) já identificou dois de cinco prováveis criminosos responsáveis pelo sequestro de familiares de um gerente do Banco Bradesco, na terça-feira passada, dia 14. Thiago Martins Mathias, de 21 anos, e Vanderlei Ribeiro Linhares, 38, são procurados pela polícia, após denúncia do Ministério Público, por extorsão mediante sequestro contra o bancário, a mulher e duas filhas adolescentes.

Para prender os bandidos envolvidos no caso, foi realizada na manhã desta segunda-feira uma operação com 35 policiais da DRF e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), em Bento Ribeiro e no Morro do Cajueiro, em Madureira, Zona Norte. O objetivo foi cumprir os mandados de prisão contra Vanderlei e Thiago, no entanto os bandidos não foram localizados.

Vanderlei Ribeiro Linhares e Thiago Martins Mathias estão sendo procurados pela polícia%2C suspeitos de terem participado do sequestro da família de um gerente de bancoEstefan Radovicz / Agência O Dia

Enquanto realizava buscas na casa de Vanderlei, o irmão dele Wagner Augusto Ribeiro, de 23 anos, chegou de carro com outros dois homens. Durante a abordagem, os policiais encontraram um revólver com a numeração raspada, mas nenhum dos três assumiu ser o proprietário do objeto.

O trio foi preso e autuado em flagrante por porte ilegal de arma e, após prestar depoimento, encaminhados para Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste. Titular da DRF e responsável pela operação, o delegado Márcio Braga informou que somente Wagner tem passagem pela polícia pelo crime de roubo.

“Acreditamos que, pelo menos, cinco pessoas tenham participado do sequestro dos familiares do gerente do banco”, ressaltou Braga, relatando que, durante ação no Morro do Cajueiro, houve uma “pequena troca de tiros com policiais da CORE, mas ninguém ficou ferido”.

Quase 650 alunos ficam sem aulas na região

Por conta da operação, uma escola, uma creche e dois Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) não estão funcionando nesta segunda. Com isso, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 640 alunos estão sem aulas. Já a Secretaria de Estado de Educação informou que todas as unidades da região estão funcionando normalmente.

Na madrugada do último dia 13, o gerente estava em casa com a família quando bandidos invadiram sua residência e mantiveram a todos sob ameaças, na Vila Valqueire, zona oeste do Rio. O homem chegou a ser agredido com socos no estômago. Na manhã seguinte, os criminosos tentaram obrigar o bancário a sacar R$ 400 mil da agência onde trabalhava, na Rua Carolina Machado, em Madureira, enquanto os familiares foram levados para um motel, no Irajá.

Toda a ação foi frustrada após o Serviço de Inteligência de Segurança Pública ser informado do sequestro e ter acionado, em seguida, a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Quando perceberam que não conseguiriam ter acesso ao dinheiro, os sequestradores libertaram a mulher e as filhas do gerente.

Você pode gostar