Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Viatura da PM é flagrada estacionada em ciclovia na avenida Santos Dumont, no centro de BH

Policial teria ironizado ciclista que reclamou: "pode multar"

Minas Gerais|Do R7

Ciclistas reclamaram de viatura estacionada em ciclovia
Ciclistas reclamaram de viatura estacionada em ciclovia Ciclistas reclamaram de viatura estacionada em ciclovia

Ciclistas fotografaram uma viatura da PM (Polícia Militar) estacionada sobre uma ciclovia da avenida Santos Dumont, no centro de Belo Horizonte, na última quinta-feira (28).

Em relato publicado nas redes sociais, uma internauta informou que pedalava na ciclovia quando deparou com a viatura de placa HMH-1134 sobre a pista.

De acordo com relatos da ciclista, que pediu para não ter o nome divulgado, ela e uma amiga teriam sido ironizadas pelos agentes e sofrido agressões verbais ao alertar para a conduta incorreta.

— Fomos avisar os PM que eles estavam errados em parar na ciclovia. "Pode multar", disse um deles.

Publicidade

Segundo a ciclista, os policiais impediram a identificação.

— Os PMs ficaram bem nervosos, dizendo que éramos nada, e disseram pra gente passar pela pista [comum], mas questionamos porque poderíamos ser atropeladas pelo Move. Questionamos o papel da PM em proteger a sociedade, e na tentativa de diálogo eles partiram para a violência verbal, e tomaram das nossas mãos a agenda onde íamos anotar a identificação.

Publicidade

Leia mais notícias no R7 MG

Tem de tudo, menos bike: ciclovias de BH viram palco de desrespeito e falta de fiscalização

Publicidade

Ainda conforme a jovem, os policiais teriam arrancado sua bolsa de maneira violenta para uma revista e disseram que elas mereciam um "coro".

— Por pouco, eles não forjaram uma cena de desacato.

Ainda segundo a ciclista, os militares disseram que em situações de abordagem estão autorizados a parar a viatura em cima da ciclovia e até mesmo sobre a calçada. Os militares teriam dito que estacionaram no local para abordar dois suspeitos de furto na praça. Ainda segundo a ciclista, ninguém foi detido na operação.

Segundo o chefe da assessoria de imprensa da PM, major Gilmar Luciano, a viatura está autorizada a parar na ciclovia em caso de atendimento a alguma ocorrência. Do contrário, configura uma transgressão disciplinar e infração de trânsito. Para que a situação seja apurada, de acordo com o major, quem fotografou a cena precisa apresentar o material à ouvidoria ou à corregedoria, para que a corporação possa apurar em quais circunstâncias o carro oficial foi estacionado na via.

Neste ano, Belo Horizonte ganhou vários bicicletários em diferentes regiões da capital mineira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.