14/08/2014 10h53 - Atualizado em 14/08/2014 10h54

Paraná amanhece com temperaturas baixas e formação de geada

Menor temperatura foi registrada em São Mateus no Sul, com -1,1ºC.
De acordo com Simepar, o sol deve aparecer ao longo do dia.

Do G1 PR

São Mateus do Sul teve geada e registrou a menor temperatura do estado, com -1,1ºC (Foto: Ericsson Pires/ Arquivo Pessoal)São Mateus do Sul teve geada e registrou a menor temperatura do estado, com -1,1ºC (Foto: Ericsson Pires/ Arquivo Pessoal)

A quinta-feira (14) amanheceu com temperaturas baixas e geada em algumas partes do Paraná. De acordo com o Sistema Tecnológico Simepar, a menor temperatura do estado foi registrada em São Mateus do Sul, na região central, onde os termômetros marcaram -1,1ºC, mas a sensação térmica foi de -5ºC. Em Palmas, na região sul, a temperatura registrada foi de 0,4ºC, porém a sensação térmica era bem menor, de -4,8ºC. Na capital, o dia também começou bem gelado com 4,9ºC, porém, segundo o Simepar, a sensação térmica foi de 1,7ºC. Em Foz do Iguaçu, a mínima foi de 3,9ºC. Ainda segundo o Simepar, a maioria das regiões do estado marcou temperaturas menores que 10ºC no início da manhã.

Na quarta-feira (13), o Simepar já tinha avisado sobre a possibilidade de geada na região sudoeste, sul, oeste e na região dos campos gerais. Nesta quinta, a temperatura não deve subir muito em todo o estado, mas o sol deve aparecer ao longo do dia. Em Curitiba, a máxima não deve passar dos 13ºC. No oeste, a máxima deve ser de 20º C, já no sudoeste a temperatura não deve ultrapassar os 18ºC, e no sul os termômetros atingem 16ºC nesta quinta-feira.

Na sexta-feira (15) a massa de ar frio deve se afastar do estado e as temperaturas tendem a subir, mas ainda há possibilidades de chuvas isoladas e chances de formação de geadas no sul do estado. Palmas deve ter mínima de 4ºC e União da Vitória de 5ºC.

No final de semana, as temperaturas sobem um pouco mais, mas ainda ocorre chuvas isoladas em algumas regiões, de acordo com o Simepar. No norte do Paraná, a máxima registrada  na maioria das cidades deve ser de 27ºC. Já em Curitiba a temperatura máxima pode chegar aos 20ºC no domingo (16). No oeste, as temperaturas também ficam altas. Em  Foz do Iguaçu, a máxima prevista é de 28ºC também no domingo.

Doe Calor
"Doe Calor" é a Campanha do Agasalho da Prefeitura de Curitiba – promovida pela Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com o Instituto Pró-Cidadania. A campanha, que começou no dia 20 de maio e segue até 31 de agosto, atende milhares de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Doações roupas, calçados e cobertores devem ser entregues em postos de coletas instalados em estabelecimentos comerciais participantes e também em órgãos da prefeitura espalhados pela cidade. Confira aqui os locais para entregar as doações.