Incra adquire kits feira e realiza levantamentos com agricultores

O Incra adquiriu cem kits feira para dar apoio às feiras populares com produtos da reforma agrária em Rondônia, estratégia do órgão para impulsionar o comércio e a agroindústria dos assentamentos. Uma equipe de técnicos está em campo fazendo levantamentos com os agricultores que receberão os kits, atendendo ao Projeto Feira de Abastecimento Popular da Reforma Agrária.

Os técnicos integram os programas de agroindustrialização (Terra Sol) e Assistência Técnica do Incra em Rondônia (ATER) - servidores Joana Vergotti, Ivone de Oliveira Machado, Manoel Coelho e Joyce Buna. Na sexta-feira (07), participaram da 1ª Feira da Agricultura Familiar do município de Theobroma (RO) para entrevistar os agricultores a serem beneficiados com o Kit Feira, previsto para ser entregue no início de 2015.

O Kit é composto por uma barraca, dois uniformes (avental e boné), cinco caixas de transporte de produtos, uma caixa de isopor, uma balança digital, uma placa de identificação do assentamento, cinco placas de preços e três milheiros de sacola de plástico biodegradável. O objetivo é proporcionar organização, higiene, estética e aumentar o potencial mercadológico dos assentados. Participaram famílias dos projetos de assentamentos Lamarca, Antonio Conselheiro, Primavera, Rio Branco e Vale Encantado.

A economista do Incra/RO, Joana Vergotti, explicou que aquisição foi feita através de recursos do programa Terra Sol do Incra, no valor de R$ 121 mil reais, que vão beneficiar 100 famílias. Os equipamentos serão entregues mediante a assinatura de um Termo de Permissão de Uso, com a participação do Incra, da prefeitura, associação e assentado, com validade de dois anos, podendo ser renovado por mais dois e doação posterior. Entre as metas do programa estão "o aumento da renda das famílias e a valorização das características regionais, respeitando as experiências, potencialidades e a diversidade socioeconômica e cultural de cada localidade", informou a economista. Há previsão de aquisição de novos kits em 2015.

O superintendente regional do Incra/RO, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, destacou que o órgão busca também com essa iniciativa ampliar o acesso das famílias assentadas às políticas federais de créditos e comercialização, como o Pronaf, o crédito Apoio Mulher, entre outros. “Incentivar a realização de feiras organizadas e produtivas é uma forma de estimular a produção e a busca por créditos, aliando alimentos saudáveis, preços competitivos, preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, proporcionando segurança alimentar e qualidade de vida aos assentados”, avaliou.

Autor / Fonte: Assessoria

Leia Também

Comentários