18/09/2014 16h12 - Atualizado em 18/09/2014 16h12

Alunos de Jardim, no Ceará, vão a escola em veículos sem segurança

Alunos são levados à escola em veículos sem acompanhamento dos pais.
Na semana passada, acidente com veículo semelhante matou estudante.

Do G1 CE

O transporte de alunos de Jardim, no interior do Ceará, ocorre em  veículo apertado e sem segurança. Por conta do transporte escolar precário, alguns pais preferem levar os filhos a pé, em percursos de até mais de dois quilômetros.

“Não querem que as mães andem nos carros. Não tem lógica uma mãe deixar um filho de quatro, seis anos em um carro desses. Uma criança em um veículo desses eu não deixo, sou mais levar meu filho a pé”, diz Lidiane Alves Coelho, mãe de duas crianças matriculadas na rede pública de Jardim.

Na semana passada, um acidente com um veículo semelhante ao utilizado em Jardim resultou na morte de uma criança, na cidade de Missão Velha; outras três pessoas haviam se ferido no acidente.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, não há uma fiscalização rígida dos transportes escolares, mas a polícia alerta para a insegurança dos veículos.  “A gente para o veículo e sana a infração no local, para que não ocorra nenhum sinistro com a criança ou até mesmo pessoas que estejam no veículo”, diz José Rebouças, subtenente da Polícia Rodoviária Estadual.

A secretária de Educação de Jardim, Alessandra Filgueira, afirmou que o município tem uma frota de 12 ônibus para aluno do Ensino Médio. Para os demais alunos, foi feita uma solicitação ao Governo do Estado para que mais ônibus sejam cedidos às escolas da cidade. A expectativa da secretaria é de que os veículos sejam adquiridos ainda neste ano.

tópicos:
veja também