Atlético-MG e Grêmio se enfrentam neste domingo (14) na Arena Independência em Belo Horizonte às 18h30, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo Mineiro vem de derrota para o Corinthians, já o Tricolor Gaúcho venceu o Atlético-PR e vem de quatro vitórias consecutivas.

Desde que o eterno ídolo gremista Luiz Felipe Scolari retornou ao Grêmio, time pelo qual o comandante é assumidamente torcedor, o Tricolor acumulou cinco vitórias em sete jogos e está na 5ª posição e com uma simples vitória pode chegar ao G-4 no campeonato nacional. O Galo ocupa a oitava colocação e se vencer pode se aproximar da zona de classificação para a Libertadores da América.

Levir Culpi, comandante do Atlético-MG, está na sua quarta passagem no clube totalizando 202 aparições na casamata atleticana. Levir é o quarto técnico que mais treinou o Galo, ficando atrás apenas de Telê Santana com 434, Procópio Cardoso com 328 e Barbana com 227 jogos como treinador. O equilíbrio é a marca deste duelo, desde 1959 quando o Campeonato Brasileiro foi unificado, são 53 jogos, com 19 vitórias do Atlético-MG, 18 do Grêmio e 16 empates. O último encontro destas equipes foi na segunda rodada do Brasileirão na Arena Grêmio no dia 27 de Abril, na ocasião, o Grêmio saiu vitorioso pelo placar de 2 a 1.

Jô não marca há 1710 minutos e pode perder o lugar no time titular

Mais de cinco meses sem marcar, o atacante Jô vem sendo cobrado por torcedores e até por Levir Culpi, que não descartou mudança no comando de ataque atleticano. O problema é que o reserva imediato de Jô é André, que também não vive boa fase. A solução pode ser o garoto de 19 anos Carlos. O jovem vem de três partidas jogando como titular, mas aberto pelos lados, que não é sua posição de origem, já que o jovem atacante gosta de jogar na mesma posição que Jô, mais fixo na área. A lista de desfalques do Galo é grande, com Giovann, os zagueiros Réver e Emerson, o lateral Pedro Botelho, os volantes Rafael Carioca, Pierre, Josué e Lucas Cândido e os meias-atacantes Maicosuel e Marion sem condições de jogo.

O meia argentino Jesus Dátolo, está recuperado de um incômodo na coxa direita e deve voltar ao time titular. Dátolo está acostumado a enfrentar o Grêmio, pois antes de vestir a camisa do Galo, o meia defendia as cores do Internacional, eterno rival gremista. Por conhecer bem como é enfrentar um time gaúcho, o argentino diz o que é preciso para sair com os três pontos.

Vai ser um jogo difícil como foi contra o Internacional (vitória por 1 a 0), vai ser a mesma coisa. Um time do Sul, acostumado com pegada, difícil, mas temos que pensar que estamos em casa, com a torcida, e vai ser importante o apoio deles. Vamos dar o melhor, como sempre, mas vamos precisar deles (torcedores)” afirmou Dátolo.

Fellipe Bastos volta de suspenção e reforça o setor de meio-campo

Com Enderson Moreira, o volante tinha poucas oportunidades. Com Felipão no comando técnico, Fellipe ganhou oportunidades, se destacou e hoje é um dos titulares absolutos no meio-campo gremista. Com a sua volta, quem deve perder o lugar no time é Ramiro, Matheus Biteco e Walace fecham o trio de volantes.

O Grêmio tem 18 gols feitos no Brasileirão, destes, nenhum marcado de cabeça. Arma tão usada por Felipão em tempos passados, não vem dando resultado. Por isso, o técnico deu ênfase a este fundamento nos treinos. É sobre isso que fala Fellipe Bastos e reforça a cobrança do treinador.

O Felipão nos cobra muito. A gente tem um time grande, mas não tem aproveitado as oportunidades que estamos tendo. A gente bate o escanteio e a falta de uma maneira que a gente não consegue aproveitar. Temos que caprichar mais para que nossos zagueiros, o Walace e o Barcos aproveitem essa qualidade que a gente tem”, analisa o volante Fellipe Bastos.

Os volantes Edinho e Riveros estão voltando de lesão, não estão 100% fisicamente e devem ser poupados.

VAVEL Logo
Sobre o autor