Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Água de escola em MT não é a causa de mal estar em alunos, aponta exame

30.03.2015
12:17
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Crianças passaram mal em escola e foram levadas para hospital em microônibus
Um exame apontou que a água da Escola Municipal Vitor Quintiliano, na zona rural de Comodoro, a 677 km de Cuiabá, não foi a responsável pelo mal estar coletivo causado nos alunos, na última quinta-feira (26), segundo o secretário de Saúde daquele município, Vilmontes Pereira. Cerca de 40 alunos passaram mal na unidade de ensino e foram levados para o hospital daquela cidade.

A princípio, a principal suspeita era de que a água fosse a causa do problema, que se alastrou para quase todos os alunos da escola, em questão de 20 minutos, conforme a direção da escola. Porém, de acordo com o diretor Gecimar Alves, não havia certeza, já que algumas crianças que passaram mal não tinham ingerido a água e outros que tinham tomado não apresentaram nada.

Os estudantes tiveram coceira, vômito, dores de cabeça e estômago. Algumas chegaram a cair no chão, desmaiadas. Agora, com a hipótese da água descartada, o secretário de Saúde informou que deve ser feito um exame para verificar se o agrotóxico aplicado nas lavouras próximas da escola teria causado o mal estar nas crianças.

Essa possibilidade foi cogitada pelo médico que atendeu os pacientes que ficaram internados após passarem mal. O médico César Augusto Rodrigues informou, no dia do episódio, que poderia ter ocorrido alguma intoxicação por contato e não por ingestão, podendo ter atingido os alunos até mesmo pelo vento.

A cena registrada na escola na última quinta-feira foi desesperadora, como contou a professora Juliane Santos. Ela disse que, primeiro, uma criança reclamou de coceira e logo depois praticamente todas os alunos da escola apresentaram os mesmos sintomas. Ela foi até a sala do diretor para informá-lo sobre o que estava acontecendo e, ao retornar, as crianças já estavam caídas no chão, vomitando, gritando de dor e se coçando. 

A escola fica na Gleba Águas Claras, a 25 quilômetros do perímetro urbano de Comodoro. Para levar as crianças até o hospital, foram disponibilizados dois microônibus. Durante o percurso, algumas já foram tomando soro no ônibus.  No dia seguinte ao incidente, quatro crianças voltaram ao hospital com os mesmos sintomas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO