18/12/2014 12h46 - Atualizado em 19/12/2014 06h36

PMs e guardas são alvo de operação contra corrupção policial e tráfico

São 8 mandados de prisão contra guardas municipais e dois para militares.
Suspeitos ficavam com drogas e armas apreendidas em abordagens.

Do G1 PR

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR) fez uma operação nesta quinta-feira (18) contra corrupção policial e o tráfico de drogas em Curitiba e Região Metropolitana. São 27 mandados de prisão temporária, sendo sete contra guardas municipais de Colombo e um contra um guarda de São José dos Pinhais. Dois mandados de prisão foram expedidos contra policiais militares do Batalhão da Região Metropolitana. Há ainda 56 mandados de busca e apreensão.

De acordo com o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, os guardas municipais e os policiais militares ficavam com armas e drogas apreendidas de suspeitos para depois venderem. Os guardas e os policiais também recebiam dinheiro de suspeitos para não efetuarem prisões, conforme o Gaeco.

As investigações começaram há seis meses após o recebimento de denúncias contra os guardas municipais. Contudo, com o avanço das investigações descobriu-se a conduta indevida também por parte de policiais militares.Pela manhã, um policial militar foi preso em flagrante por porte de munição ilegal e entorpecentes.

A operação foi deflagrada às 4h desta madrugada e contou com a parceria das corregedorias da Polícia Militar e Civil, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Comando de Operações Especiais (Coe). Foram convocados 250 policiais para a operação, inclusive, com o deslocamento de agentes de Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava.

O novo secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini, afirmou nesta quinta-feira que recebeu orientação do governador Beto Richa (PSDB) para ser firme com criminosos infiltrados na polícia. “Nós temos, muitas vezes, cortar a própria carne”, disse o secretário.

veja também