Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

Dia de emoção: família de Fernandão recebe homenagens no Beira-Rio

Horas antes do jogo, torcida fez caminhada com cânticos. Máscaras do ídolo foram distribuídas, e família de Fernandão foi presenteada no gramado do estádio

Por Porto Alegre

 

Máscaras, faixas, camisetas, bandeiras. O confronto entre Inter e Flamengo, na tarde deste domingo, tem um sentimento de nostalgia para a torcida colorada. Tudo gira em torno da perda de Fernandão, que morreu em acidente de helicóptero em Aruanã, no interior de Goiás, em 7 de junho, aos 36 anos. São homenagens do clube e da torcida para esse que se tornou um de seus maiores ídolos. 

O Caminho do Gol, tão bem-sucedido na copa do Mundo - com rota do centro de Porto Alegre até o Beira-Rio -, virou "Caminho do Fernandão" neste domingo. Organizado pela torcida Guarda Popular, Milhares de torcedores colorados realizaram o percurso, com direito a banda de música e cânticos para o ex-jogador. 

Colorados cantam em homenagem a Fernandão o entorno do Beira-Rio (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)Colorados cantam em homenagem a Fernandão o entorno do Beira-Rio (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)

Os torcedores até mesmo improvisaram uma versão de "Decime que se Siente", popularizada por argentinos na Copa do Mundo, para o ex-jogador.  Por volta das 14h20m, um mar vermelho tomou conta da avenida Padre Cacique. Era uma emoção coletiva pela homenagem, com direito a guarda-chuvas vermelho e branco e até fogos de artifício.

E teve quem não segurou as lágrimas. Aos prantos, Eunice Pufal, de 23 anos, mal conseguiu falar com o GloboEsporte.com, tamanha a emoção. 

Torcedora chora durante a caminhada até o estádio Beira-Rio (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)Torcedora Eunice chora durante a caminhada (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)

- Ele foi o cara da minha geração. O Fernandão que nos fez sentir fortes de novo. Nos deu a força para sermos campeões de tudo - conta, com olhos cheios de lágrimas.

O final da caminhada não poderia ser diferente: se encerrou em frente ao memorial dedicado a Fernandão, ao lado do Beira-Rio. Aplausos, seguidos por "uh, terror, Fernandão é matador", finalizaram a homenagem do lado de fora do estádio.

Já dentro do Beira-Rio, os telões mostravam imagens de Fernandão em campo pelo Inter, comemorando títulos, principalmente o Mundial de 2006. A mulher do ídolo, Fernanda Costa, que já havia concedido entrevista coletiva momentos antes, entrou em campo para ser homenageada. Os filhos do casal, Enzo e Eloá, também.

Jogadores presentearam a família de Fernandão no gramado (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)Jogadores presentearam a família de Fernandão no gramado (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)


Os jogadores colorados entraram no gramado vestidos com o uniforme branco - da conquista no Japão -, com o número 9 e o nome de Fernandão às costas. Depois, veio um dos momentos de maior emoção.

Índio e Alex se posicionaram ao lado de Fernanda e dos filhos, e entregaram suas camisas a ela, de presente. A esposa também ganhou uma placa do clube. O zagueiro ficou sem palavras ao lembrar do amigo, enquanto o meia sentava-se no banco de reservas aos prantos.

- É uma perda difícil, ele nos ensinou muito, era um cara vencedor. É duro até falar alguma coisa - disse Índio.

Para todos esses colorados, há uma certeza. Fernandão ainda vive. Pelo menos, em seus corações e na história do clube.

Confira a letra de uma das músicas em homenagem a Fernandão:

Obrigado pelos anos
Que honraste a camiseta do Inter
São várias alegrias e momentos
Que nunca iremos esquecer
E dá-lhe, dá-lhe Fernandão. Dá-lhe, dá-lhe, Fernandão
Para sempre o nosso eterno capitão

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Torcedores passam pelo memorial e param para lembrar do ídolo (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)Torcedores passam pelo memorial e param para lembrar do ídolo (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)


  • imprimir
  • entre em contato
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero