Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

Franca leva susto no segundo quarto, mas reage e bate o São José

Equipe do Vale do Paraíba ficou à frente no placar, mas Lucão, Antônio e Léo Meindl lideraram a vitória por 80 a 63, na mineira São Sebastião do Paraíso, pelo NBB

Por São Sebastião do Paraíso, MG

Foi preciso mudar de ares, ir a São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas Gerais, para o Franca, enfim, encerrar uma série de quatro derrotas consecutivas no NBB. Sem poder atuar no Pedrocão, reservado para um evento religioso, Lucão, Antônio e Léo Meindl pareciam à vontade e lideraram a vitória francana sobre o São José dos Campos por 80 a 63.

Caio Torres, pivô da equipe do Vale, foi o cestinha da partida com 16 pontos, um a mais do que o ala-pivô Antônio, que anotou 15 e pegou cinco rebotes.

Com a vitória, a 14ª na competição, Franca segue na briga pela oitava colocação, sem chances de alcançar o Pinheiros, que nesta mesma rodada derrotou o Uberlândia, por 83 a 80 e confirmou a 7ª posição para os playoffs. O São José, do técnico Zanon, mantém a 11ª colocação com 12 vitórias e 17 derrotas.

Franca x São José Basquete (Foto: Arthur Marega / São José Desportivo)Franca derrota o São José e segue na briga pelo 8º lugar  (Foto: Arthur Marega/São José Desportivo)

Na última rodada, Franca recebe o Mogi na mesma Arena Olímpica, em São Sebastião, sexta-feira. O São José tem parada difícil contra o Bauru, no ginásio Panela de Pressão.

O jogo

Os 76 km que separam Franca de São Sebastião do Paraíso não foram suficientes para transformar o jogo na Arena Olímpica em "campo neutro". Para os comandados de Lula Ferreira, que contaram com o apoio da torcida mineira, era como se a partida fosse em casa. O incentivo ajudou os jovens Lucas Mariano e Antônio somarem juntos 13 pontos e colocar o time em vantagem no primeiro quarto: 21 a 18.

Dedé e Caio Torres, dois dos mais experientes do elenco joseense, chamaram a responsabilidade no segundo quarto e, logo no início, colocaram os visitantes à frente no placar, abrindo 31 a 27. Lula Ferreira, preocupado com a queda de rendimento da equipe, pediu tempo. Foi a vez dos experientes Helinho e Figueroa entrarem em ação e recolocarem o time em vantagem ao final do primeiro tempo: 39 a 35.

No terceiro quarto, um passeio e uma vantagem suficientemente tranquila para encaminhar a vitória francana. Com uma defesa sólida, o quinteto de Lula Ferreira conseguiu neutralizar os principais jogadores joseenses, que somaram apenas nove pontos em dez minutos. Mata, com sete pontos, ajudou os francanos abrirem 63 a 44.

No último quarto, com quase 20 pontos de vantagem, os francanos apenas administraram o placar. O São José chegou a diminuir a distância no placar para dez pontos, mas um pedido de tempo do técnico Lula Ferreira foi suficiente para reorganizar o time e garantir a vitória por 80 a 63.

Franca x São José Basquete Betinho (Foto: Arthur Marega / São José Desportivo)São José joga mal no terceiro quarto e perde a 17ª partida (Foto: Arthur Marega / São José Desportivo)