Governo do Estado inaugura obras importantes em municípios do Sertão

Por Agência Alagoas 19/11/2014 12h12
Por Agência Alagoas 19/11/2014 12h12
Governo do Estado inaugura obras importantes em municípios do Sertão
Foto: Agência Alagoas
O governador em exercício José Carlos Malta Marques retornou a sua cidade Natal, Santana do Ipanema, nesta terça-feira (18), para realizar uma série de atividades e inaugurações do governo estadual que irão beneficiar os moradores da região semiáriada de Alagoas. Durante sua passagem, não foi possível esconder a emoção.

"Imaginar que como governador em exercício tenho oportunidade de trazer esses benefícios para minha terra, minha região, é uma recompensa que a vida oferece à gente, não tem preço", declarou.

Recepcionado pelo prefeito de Santana do Ipanema, José Mário da Silva, secretários, vereadores, membros do judiciário municipal e alguns conterrâneos, o governador interino participou do hasteamento da bandeira em frente à prefeitura. Em seguida, acompanhado do secretário estadual de recursos hídricos, Artur Rogério Ferreira, foi até a comunidade de Várzea de Dona Joana, município de Poço das Trincheiras, para entregar o sistema de desssalinização à comunidade. Totalmente recuperado, ele levará água potável a mais de 250 famílias da região.

Durante a inauguração do Sistema de Dessalinização, o chefe interino do poder executivo fez questão de comprovar a qualidade da água dessalinizada que será consumida pela comunidade. "É uma satisfação inaugurar uma obra que faz a transformação da água salobra, imprestável em água potável para consumo humano, uma produção de dez mil litros de água por dia, quem é sertanejo, como eu, sabe das necessidades de água dessa região, sabe a importância que um dessalinizador tem", disse.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Artur Ferreira, são 24 Sistemas de Dessalização, em 12 municípios do semiárido alagoano. Está em andamento mais um convênio que irá implantar mais cem sistemas numa parceria com o Ministério do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. "Esse processo de tratamento leva água potável a mais de oito mil pessoas, que antes sofriam com a falta dela, mas agora terão acesso à água de qualidade permanentemente", disse o secretário.

No município de Dois Riachos, a obra de duplicação da adutora Santana do Ipanema-Dois Riachos também foi inaugurada. Com dezessete quilômetros de extensão, juntamente com o reservatório, e o investimento de R$ 5.263.764,26, a obra beneficia mais de doze mil pessoas e passa a integrar o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira.

De volta à cidade de Santana do Ipanema, o governador em exercicio José Carlos Malta Marques assinou o termo de cessão uso da fazenda Curral do Meio, mais conhecido como Sementeira, uma área que é destinada a estudos da Emater e que contribui diretamente para o desenvolvimento agrícola de todo o estado. Após plantar uma muda de craibeira no local, o governador em exercício reafirmou a importância do ato de cessão do terreno.

"Recordo da minha infância neste lugar, um ponto de disseminação de melhorias na produção de semente de toda região. Daqui se manda material para qualquer lugar que tenha necessidade. Hoje é feito um resgate de 50 anos de atraso, justiça seja feita ao governador Teotonio Vilela que resgatou tudo isso aqui, agora aqui está um polo orgânico, um campo de pesquisa", afirmou.

Antes de deixar a cidade, o chefe interino do Poder Executivo, José Carlos Malta Marques, inaugurou a reconstrução da sexta Coordenadoria de Educação (6* CRE), que desde 1963 possuía instalações primárias e sem conforto, e agora possui um prédio novo moderno e confortável. Foram investidos aproximadamente R$ 530.000,00 (quinhentos e trinta mil reais), na estrutura que coordena a educação de nove municípios da Região: Dois Riachos, Olivença, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Maravilha, Ouro Branco, Olho D'água das Flores, Carneiros e Senador Rui Palmeira,

Em agradecimento ao governo do Estado o prefeito de Santana do Ipanema, José Mário da Silva, ressaltou as contribuições de todas as ações do governo voltadas para o sertão de Alagoas principalmente à educação. 


 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.