Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

Bahia e Atlético-MG empatam em duelo equilibrado e de expulsões

Tricolor, melhor no primeiro tempo, e Galo, superior no segundo, ficam no 1 a 1 em Salvador. Guilherme Santos e Tardelli recebem cartão vermelho

Por Salvador

  • herói e vilão

    Guilherme

    Guilherme Santou levou os tricolores à loucura por dois motivos: fez o gol de empate aos 38 da etapa final e levou cartão vermelho ao tirar a camisa.

  • pequeno gigante

    Luan

    O atacante Luan, talismã da torcida do Galo, tem apenas 1,70m, mas marcou de cabeça o gol que abriu o placar na Arena Fonte Nova.

  • desfalques

    Galo

    Levir Culpi sai com dor de cabeça da Fonte Nova. Além de Diego Tardelli, expulso, ele perde Luan e Edcarlos, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

O empate por 1 a 1 não foi o melhor dos resultados para Bahia e Atlético-MG, que se enfrentaram na noite desta terça-feira, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, o placar faz justiça ao que foi o duelo: cada time foi superior em uma das etapas, mas apenas na segunda as redes foram balançadas. Luan, aos oito minutos, e Guilherme Santos, aos 39, fizeram os gols. Foram dois expulsos nos minutos finais: Guilherme Santos, por tirar a camisa na comemoração (já havia recebido cartão amarelo), e Diego Tardelli, por reclamar do árbitro após ter um gol anulado.

Para o Bahia, o empate não foi bom resultado porque não o tira da zona do rebaixamento. Vai a 31 pontos e encosta no Vitória, primeiro time fora do Z-4, mas pode terminar a rodada em penúltimo lugar, dependendo dos resultados desta quarta. Está provisoriamente em 17º. Para o Galo, o empate não agrada porque o time perde a chance de dormir na vice-liderança. Os mineiros, agora com 51 pontos, ocupam a terceira posição, mas correm risco de sair do G-4.

Bahia e Atlético-MG voltam a campo no fim de semana. O Tricolor vai até o Beira-Rio para enfrentar o Internacional, no sábado, às 21h (de Brasília), e o Atlético-MG recebe o Sport no mesmo dia, só que às 18h30 (de Brasília), no estádio Independência.

Bahia desperdiça chances

O técnico Gilson Kleina surpreendeu ao escalar Diego Macedo e Guilherme Santos, dois laterais de origem, no meio-campo. A escolha se mostrou acertada ao longo da primeira etapa, quando o Bahia foi melhor e teve as principais chances. O próprio Macedo perdeu duas oportunidades incríveis, uma delas mandando a bola nas alturas depois de já ter se livrado do goleiro Victor. Mas o Atlético-MG não foi um time que assistiu passivo ao adversário. Pelo contrário. Com trocas rápidas de passes e muita movimentação dos seus atacantes, levou perigo ao gol de Marcelo Lomba. Em uma das oportunidades, Luan quase marcou de voleio após lançamento preciso de Guilherme. Já no fim da etapa, o Galo equilibrou as ações e chegou com perigo na área, mas, assim como os donos da casa, pecou na conclusão.

Galo melhor na etapa final

Era outro Atlético-MG nos 45 minutos finais. Em vez de esperar o adversário e explorar os contra-ataques, o time de Levir Culpi propôs o jogo, fez-se presente no campo de ataque e encurralou os donos da casa. A pressão não demorou a surtir efeito. Aos oito minutos, Luan aproveitou o cruzamento de Douglas Santos e o cochilo da defesa para marcar, de cabeça, o primeiro gol da partida. No Bahia, o que existia de criatividade desapareceu. Sorte para os baianos que Uelliton estava com o pé calibrado e acertou lançamento primoroso para Guilherme Santos, que dominou com categoria e tocou por cima de Victor, aos 39 minutos.

Guilherme Santos e Josue, Bahia X Atlético-mg (Foto: Getty Images)Bahia e Atlético-MG ficam no empate na Fonte Nova (Foto: Getty Images)