13/12/2014 12h17 - Atualizado em 13/12/2014 12h17

Novas linhas alimentadoras do BRT entram em circulação neste sábado

Ao todo, são oito linhas na Transoeste e uma na Transcarioca.
Medida faz parte do projeto de racionalização das linhas convencionais.

Do G1 Rio

O Consórcio BRT promove, a partir deste sábado (13) mais uma etapa do processo de racionalização das linhas de ônibus convencionais. Esta etapa compreende uma nova linha alimentadora do BRT Transcarioca e oito linhas no corredor Transoste. A medida cumpre o planejamento definido pela Secretaria Municipal de Transportes.

Segundo a secretaria criação das linhas alimentadoras dos corredores BRT segue a lógica de racionalização do sistema de ônibus no município. Linhas convencionais são extintas ou passam a ter seus itinerários reduzidos, tornando-se parte do Sistema BRT. Com isso, os passageiros passam menos tempo no trânsito comum e, após a integração com os corredores BRT ganham mais rapidez em seus deslocamentos. Os cortes de linhas convencionais está sendo feito de forma gradual.

De acordo com a secretaria, equipes estarão nas estações de integração e nos principais pontos das linhas divulgando todas as mudanças para a população, com distribuição de folhetos explicativos.  Veja, abaixo, a relação das novas linhas alimentadoras:

Transcarioca
910A - Bananal x Fundão

Transoeste
857A - Jardim 7 de Abril x Paciencia (via Gouveia)
SR858A - São Fernando x Paciencia
SV870A - Sepetiba x Santa Cruz (via Croacia)
SR870A - Sepetiba x Santa Cruz (Circular)
871A - Sepetiba x Cesarão (Circ Via Croacia)
872A - Sepetiba x Cesarão (Circ via Sepetiba)
873A - Jardim 7 de Abril x Paciencia
828SR - São Jorge x Campo Grande (via BRT Campo Grande)


Portadores dos cartões Riocard, Vale Transporte, Bilhete Único (Estado) e Bilhete Único Carioca (Prefeitura) têm o benefício de fazer até três viagens (que incluam um BRT e uma linha alimentadora) pagando apenas uma passagem desde que as validações sejam feitas dentro de um período de duas horas e meia.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de