14/10/2014 05h22 - Atualizado em 14/10/2014 05h22

Mais de 200 casas foram assaltadas no primeiro semestre em São Luís

Dados são da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR).
Os bairros mais visados são de classe média e média alta.

Do G1 MA

Mais de 200 casas foram assaltadas no primeiro semestre em São Luís (Foto: Biaman Prado)Mais de 200 casas foram assaltadas no primeiro semestre em São Luís (Foto: Biaman Prado)

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) mostram que, de janeiro a junho deste ano, pelo menos 219 residências foram alvo de assaltos em São Luís. Os bairros mais visados são de classe média e média alta e ficam na região do Araçagi, Vinhais, Cohama, Cohajap, Cohaserma, Olho d'Água e Turu, e, segundo a polícia, o modo de operação em quase todos os casos é o mesmo: os bandidos aproveitam o momento em que alguém abre o portão da casa e invadem a residência. A informação foi publicada no jornal "O Estado do Marannhão."

O vigilante Manoel da Conceição, que há cerca de 10 anos presta serviços na Rua 10 do Jardim Coelho Neto, próximo ao Cohaserma e Cohajap, explicou que a situação no conjunto não é das melhores. Na semana passada, invadiram uma casa em outra rua do bairro, cujos donos estavam viajando. Segundo disse, os bandidos conseguiram retirar o portão dos trilhos e entrar na casa. "As pessoas também são assaltadas nas ruas. Vem gente de moto e leva celular, bolsa. Outro dia uma moça ficou chorando no chão porque levaram a bolsa dela", frisou.

Orientações 
A polícia dá uma série de orientações para que os donos de residências não sejam surpreendidos por bandidos ao chegarem em casa. Uma das dicas é observar atentamente se existe algum veículo ou pessoa suspeito na região. Caso afirmativo, o conselho é que não pare e dê a volta na quadra antes de abrir a garagem.

Funcionários de empresas prestadoras de serviço (luz, água, telefone, etc.) também devem ser averiguados antes de entrarem nas casas. Para isso, o morador pode exigir a credencial e, se suspeitar de algo, ligar para a empresa confirmando os dados e a realização do serviço.

Vizinhos também são fundamentais na segurança. O delegado Rodson Almeida, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), explicou que a maioria dos roubos e arrombamentos a residências ocorrem em bairros onde não há uma aproximação de vizinhos e onde as famílias se isolam dentro de casa. Sem esse contato fica difícil, em caso de incidentes, que alguém alerte a polícia. Também é recomendável mudar a velocidade dos portões automáticos, bem como a instalação de câmeras. Elas inibem a ação de criminosos, já que, de acordo com o delegado, os bandidos evitam o equipamento.

Já durante férias e longos períodos fora de casa, é recomendado que alguém, parente ou amigo, sempre visite a casa. Não se pode deixar luzes acesas, pois isso chama a atenção de criminosos, como também o acúmulo de revistas, jornais e correspondências.

Quadrilha 
A última quadrilha especializada em roubo a residências em São Luís foi detida em agosto. Na época, foram presas quatro pessoas: Jamilson Rodrigues, Anderson Rafael Anchieta Aires, Vitor Serejo Pereira e Wanderson Pereira Costa. A polícia chegou até eles por causa do sistema de rastreamento de um aparelho celular roubado. O bando foi preso no bairro São Francisco, após terem rendido uma família no bairro Cohama, no momento em que um dos membros da família chegava em casa.Em julho, outro bando, dessa vez com cinco pessoas, foi detido. Eles teriam participado de um assalto a uma casa no Calhau, de onde levaram aparelhos eletrônicos, celulares, joias e R$ 6 mil. Na ação, eles fizeram reféns moradores e empregados e na fuga trocaram tiros com a polícia. Foram presos Ataniel Amorim Castro, Niel, de 27 anos, morador do São Francisco; Cleuton Costa, Cafezinho, de 18 anos; Gleyson Kelison Chagas Pereira, de 22 anos, e dois adolescentes de 16 anos e de 17 anos.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de