21/11/2014 17h24 - Atualizado em 21/11/2014 17h24

Chuvas fortes não devem ocorrer no CE nos próximos dias, diz Funceme

Devem ocorrer chuvas fracas no litoral e região Jaguaribana no sábado.
Precipitações ainda não se caracterizam com pré estação chuvosa.

Do G1 CE

Independência, na região dos Inhamuns, registrou forte chuva nesta terça (Foto: Gaspar de Sousa Loureiro)Independência, na região dos Inhamuns,
registrou forte chuva nesta terça
(Foto: Gaspar de Sousa Loureiro)

Depois de três dias de chuvas intensas em vários municípios cearenses, principalmente nas regiões Centro-Sul e e litoral, a tendência para os próximos dias é de chuvas fracas e passageiras no litoral na Região Jaguaribana, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A chuva que ocorreu em alguns bairros de Fortaleza no início da tarde desta sexta-feira (21) foi de baixa intensidade e pode se repetir na madrugada e na manhã deste sábado (22), segundo a Funceme.

“Essas chuvas foram consequência da zona de convergência do Atlântico Sul - uma faixa de nebulosidade persistente que se estende do Atlântico Sul Central ao sul da Amazônia - que ficou estacionada no corredor da Região Nordeste e que provoca chuvas intensas. É um evento ocasional e não comum, explica o meteorologista Leandro Valente, da Funceme. 

Zonas de convergência são sistemas meteorológicos que tem forte influência sobre o tempo e o clima e se caracterizam por ser uma interação entre eventos meteorológicos das latitudes médias e tropicais.

Nesta sexta-feira, ocorreram chuvas em 10 municípios cearenses, segundo a Funceme. Essas precipitações não são prenúncios de estação chuvosa, mas eventos isolados, segundo a Funceme. "A pré-estação chuvosa só ocorre em meados de dezembro e em janeiro. Depois é que saberemos se vamos, ou não termos umas boa estação chuvosa no Ceará em 2015", diz o meteorologista.

tópicos:
veja também