18/10/2014 19h14 - Atualizado em 18/10/2014 20h30

Parque dos Igarapés promove shows gratuitos de chorinho, neste domingo

Shows dos grupos “Cumbuca Jazz” e “Engole o Choro”, às 13h.
Na programação também haverá plantio de mudas.

Do G1 PA

Shows dos grupos “Cumbuca Jazz” e “Engole o Choro”, às 13h. (Foto: Divulgação)Shows dos grupos “Cumbuca Jazz” e “Engole o Choro” são atrações do projeto. (Foto: Divulgação)

Neste domingo (19) o Parque dos Igarapés recebe o Projeto Chorinho no Parque, com shows dos grupos “Cumbuca Jazz” e “Engole o Choro”, às 13h. Na programação também haverá plantio de mudas. As crianças que plantarem uma muda terão acesso ao circuito de arborismo do parque.

O Projeto “Chorinho no Parque” iniciou em novembro de 2012 e desde lá já teve várias edições, chegando ao seu terceiro ano. Pelo projeto já passaram quase todos os grupos de choro da cidade e nessa edição abriu as portas para um grupo de jazz, gênero que também tem influências africanas e europeias.

A iniciativa divulga grupos do estilo, de diferentes gerações e reforça a cena musical da cidade. O Chorinho no Parque gera oportunidade para músicos e grupos do gênero para mostrarem seus trabalhos, além de manter viva a memória cultural, servindo de exemplo para que outros espaços abracem o estilo como ele merece. A ideia é impulsionar a cena da música “choro-instrumental” Amazônica, aliando isso com um compromisso com a sustentabilidade.

Atrações
Com 10 anos de carreira, o Cumbuca Jazz é uma das atrações dessa edição do “Chorinho no Parque”. O grupo surgiu para pôr em prática o que os componentes pesquisavam sobre improvisação musical. Na época, o grupo fez parte do movimento que reunia nos bares de Belém a efervescência da música instrumental.

Depois de alguns intervalos, o Cumbuca Jazz retornou aos bares da cidade na tentativa de revitalizar o movimento e mantém hoje o estilo free jazz, em uma reunião com novos integrantes, liderados por Alexandre Pinheiro (sax), Jó Ribeiro (teclado), Jonatas Gouveia (contrabaixo). Ao trio somou-se Willy Benitez, comandando a bateria na nova formação.

A volta do grupo, que tem agenda fixa no Espaço Cultural Boiúna e outros locais, marcou a retomada da música instrumental no circuito da noite em Belém, juntando novos atores à cena e movimentando o cenário cultural. O repertório do grupo traz samba, bossa, new bossa e muito jazz.

Já a outra atração será o grupo Engole o Choro, fundado em outubro do ano passado. A ideia deles é a difusão do gênero musical choro para o público de diversas faixas etárias. A banda produz arranjos próprios de músicas de choro, inserindo ritmos diversos populares, como baião, polca, lundu entre outros.

No repertório, são apresentadas composições de músicos que marcaram a história do choro, como Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Benedito Lacerda e Pixinguinha; e do músico paraense Adamor do Bandolim, um dos maiores representantes do choro paraense na atualidade.

O “Engole o Choro” surgiu a partir do encontro de estudantes da UEPA que apreciavam o gênero, mas não tinham a oportunidade de tocar em conjunto. Os integrantes Igor Sampaio, Luany Ferreira e Kauê Lobato, reuniram-se para estudar composições de choro na universidade fora do turno das aulas, e lá mesmo, em recitais organizados pela UEPA, o grupo iniciou suas atividades.

Serviço
Neste domingo (19) o Parque dos Igarapés receberá mais uma edição do Projeto Chorinho no Parque (Ano 3), com shows dos grupos “Cumbuca Jazz” e “Engole o Choro”, às 13h. Na programação também haverá plantio de mudas. As crianças que plantarem uma muda terão acesso ao circuito de arborismo do parque. O ingresso custará R$ 15. Crianças abaixo de 10 anos, idosos e pessoas com deficiência não pagam entrada.

tópicos:
veja também