24/01/2015 14h07 - Atualizado em 26/01/2015 16h55

No Recife, lançamento do 'Praia Limpa' reúne autoridades e banhistas

Prefeito Geraldo Julio entregou primeiros saquinhos na orla de Boa Viagem.
Parceria da Globo NE com a Prefeitura, projeto vai durar cinco meses.

Do G1 PE

As amigas Maria Erinete e Eliane Maria receberam o saquinho do projeto assim que chegaram à praia (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)As amigas Maria Erinete e Eliane Maria receberam o saquinho do projeto assim que chegaram à praia (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)

Banhistas, frequentadores e turistas da Praia de Boa Viagem começaram a receber na manhã deste sábado (24) os saquinhos de lixo biodegradáveis do Projeto Praia Limpa. A abertura da ação, uma parceria da Globo Nordeste com a Prefeitura do Recife, contou com a presença do prefeito Geraldo Julio, que fez a entrega dos primeiros saquinhos aos banhistas. Em cinco meses, o projeto irá distribuir mais de 1 milhão de saquinhos biodegradáveis ao longo dos sete quilômetros da orla de Boa Viagem. Frequentadores da praia são orientados por monitores a recolher o lixo produzido no local, além de receberem dicas de segurança. A cada 500 metros da praia, um posto do Praia Limpa estará fixado.

“Esse projeto está se aprimorando a cada ano. Em 2015, há um avanço, que é a questão da coleta seletiva. Serão fixados, ao longo de sete pontos na praia, pontos de coleta do lixo orgânico e do reciclável. Haverá também uma blitz com ecobikes, que são bicicletas adaptadas para o recolhimento do lixo. Com isso, também estamos gerando renda para os catadores de recicláveis”, explicou o presidente da Emlurb, Antonio Barbosa.

“A gente precisa dos exemplos dos turistas, precisamos que as pessoas participem. Vamos ter uma cidade mais limpa e mais sustentável, com um ambiente melhor para gente viver, se todo mundo participar”, frisou o prefeito Geraldo Julio.

As irmãs brasilienses Eva, Lúcia e Riva Santos recebendo os saquinhos biodegradáveis das mãos de Geraldo Julio. (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)As irmãs brasilienses Eva, Lúcia e Riva Santos recebendo os saquinhos biodegradáveis das mãos do prefeito Geraldo Julio. (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)

A promotora de vendas Vivia Maria e o marido Ely Pereira gostam de vir à praia para curtir com os filhos. "As crianças estão de férias, e a gente aproveita também," disse Vivia. Para ficar mais tranquilo, o casal fez questão de colocar a pulserinha de identificação nas crianças. "A gente fica de olho neles o tempo todo. Só entram na água na nossa companhia. É questão de prevenção", afirma Ely.

As irmãs Eva, Lúcia e Riva Santos vieram de Brasília para aproveitar o verão nas praias de Pernambuco. Trouxeram os sobrinhos e elogiaram o Praia Limpa. "É um excelente projeto, porque movimentos de conscientização são essenciais para a sociedade", disse Eva.

Promotora coloca a pulseirinha de identificação no brasiliense João Gabriel, que veio à praia com as tias. (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)Promotora coloca a pulseirinha de identificação no brasiliense João Gabriel, que veio à praia com as tias. (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)

Vindos de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, Augusto Vicente e Joselita Barbosa fazem questão de usar o saquinho de lixo na praia. "Sempre viemos e costumamos pedir aos barraqueiros um lixeiro e uma sacolinha para descartar o nosso lixo", afirmou Augusto. “É obrigação de todo cidadão manter a praia sempre limpa”, acredita Joselita.

A gerente comercial da Globo Nordeste, Mariana Fantato, reforça a parceria da emissora com a Prefeitura do Recife para conscientizar a população sobre o lixo. “O objetivo do projeto é fazer com que as pessoas joguem o lixo no saquinho na praia, mas também tenham o hábito de recolher o que sujarem em todos os lugares, e não só no verão, mas o ano todo”, explicou.

Maiara Souza e Mauricio Firmino também são de Juazeiro e trouxeram o filho de 10 meses Yann Rafael para conhecer o mar. As promotoras do Praia Limpa orientaram o casal a curtir a praia de maneira segura (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)Maiara Souza e Mauricio Firmino também são de Juazeiro e trouxeram o filho de 10 meses Yann Rafael para conhecer o mar. As promotoras do Praia Limpa orientaram o casal a curtir a praia de maneira segura (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)
Os irmãos Kelwy Matias, 10 anos, e Jessica Matias, de 23, são de Juazeiro do Norte, no Ceará, e estão pela primeira vez na Praia de Boa Viagem (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)Os irmãos Kelwy Matias, 10 anos, e Jessica Matias, de 23, são de Juazeiro do Norte, no Ceará, e estão pela primeira vez na Praia de Boa Viagem (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)
O casal Augusto Vicente da Silva e Joselita Barbosa é natural de Garanhuns e aproveita o verão para curtir a Praia de Boa Viagem (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)O casal Augusto Vicente da Silva e Joselita Barbosa é natural de Garanhuns e aproveita o verão para curtir a Praia de Boa Viagem (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)
Os barraqueiros da praia receberam camisas UV para se protegerem do sol enquanto trabalham (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)Os barraqueiros da praia receberam camisas UV para se protegerem do sol enquanto trabalham (Foto: Ivaldo Bezerra / Lumen)

 

tópicos:
Shopping
    busca de produtoscompare preços de