EPTVSérie ASérie B

- Atualizado em

Ciclistas concluem Caminho da Fé em cinco dias: 500km em 28h de pedal

Rafael Falsarella, Diego Machado, Marcelo Ribeiro, Gustavo Ferrari, Renato Milhoci e Carlos Alberto Florindo foram de Cravinhos a Aparecida de Mountain Bike

Por Ribeirão Preto, SP

Caminho da Fé (Foto: Divulgação/Rafael Falsarella)Caminho da Fé: exercícios para o corpo e para a mente (Foto: Divulgação/Rafael Falsarella)

Aventureiros, mochileiros, fãs de matas e trilhas, ultramaratonistas, corredores de aventura, em sua maioria, conhece e sonha completar o tradicional Caminho da Fé ao menos uma vez na vida. Guiados pelas belezas naturais e louvados por uma energia inexplicável, seis ciclistas de Ribeirão Preto completaram na última semana o percurso de aproximadamente 500km que separa as cidades de Cravinhos, interior de São Paulo, e Aparecida, passando por cidades mineiras.

Foram cinco dias de sol, chuva, poeira, vento, calor e frio. Madrugadas, manhãs, tardes e noites de pedal, totalizando 500km de estrada e 28 horas em cima do celim. E além de todo esforço físico, de subidas e descidas, terras e pedras, o triatleta Rafael Falsarella, líder do comboio ribeirão-pretano, explicou que o exercício psicológico é tão rigoroso quanto o muscular.

Rafael Falsarella (Foto: Divulgação/Rafael Falsarella)Equipe ribeirão-pretana concluiu o Caminho da Fé em cinco dias (Foto: Divulgação/Rafael Falsarella)

- É uma superação. Além do físico, é preciso ter uma cabeça muito boa porque em diversos momentos estamos sozinhos, separados um do outro. São muitas horas de pedal, subindo, descendo, então o psicológico é bastante exigido - comentou Falsarella, que teve a companhia dos amigos ciclistas e triatletas Diego Machado, Marcelo Ribeiro, Gustavo Ferrari, Renato Milhoci e Carlos Alberto Florindo.

Obviamente, o cansaço foi sentido durante o percurso, mas não suficiente para fazê-los desistir pelo caminho. Munidos da bike, equipamentos e uma mochila com duas trocas de roupas e kit higiene, os bikers chegaram a Aparecida no dia 24 de janeiro.

Aventureiro de "segunda viagem", Falsarella pode aproveitar melhor o Caminho desta vez. Conhecendo percursos e atalhos, o triatleta curtiu melhor os momentos de "energia indescritível" propiciados pelas paisagens paulistas e mineiras.

- Como eu conhecia o caminho, as dificuldades de cada ponto, fiz uma viagem mais tranquila. Tivemos um cuidado maior com a suplementação e diminuímos um pouco a intensidade (na primeira, Falsarella completou o percurso em quatro dias). Serviu como treino de base para 2015 - comentou o triatleta, que vai participar de algumas provas neste primeiro semestre, incluindo o Ironman 70.3 de Monterrei, no México.

Ciclistas de Ribeirão Preto (Foto: Divulgação/Rafael Falsarella)Ciclistas de Ribeirão Preto tiram a última foto do Caminho da Fé (Foto: Divulgação/Rafael Falsarella)