RIBEIRÃO PRETO, SP – As vendas no comércio de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) tiveram alta de 1,08% em novembro na comparação com o mesmo período de 2013, segundo pesquisa do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto).
Segundo Marcelo Bosi, economista do sindicato, o aumento se deve à retomada do consumo no final do ano. Apesar de ser considerada uma alta “tímida”, o resultado é favorável para um ano de queda no consumo.
A pesquisa apontou que o melhor resultado de vendas foi registrado no setor de eletrodomésticos (6,7%), calçados (4,1%) e vestuário (4%). Já os setores com piores resultados foram as livrarias (-3,7%) e lojas do setor de tecidos (-2,2%).
INADIMPLÊNCIA
Por outro lado, a inadimplência cresceu 15,7% em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) medidos pela Boa Vista.
No acumulado do ano, o calote de consumidores aumentou 11%. Enquanto que 1,1% dos devedores conseguiram deixar a lista de devedores, segundo os dados.