01/03/2015 18h16 - Atualizado em 01/03/2015 18h16

Carro de imprensa e viatura da PM são atingidos por tiros no Sul de SC

Ação foi por volta das 15h30 deste domingo, no bairro Paraíso, em Criciúma.
Equipes faziam imagens sobre crimes que ocorrem na região desde sexta.

Do G1 SC

Carro de jornal estava vazio quando foi alvejado por tiros em Criciúma (Foto: Talise Freitas/Divulgação)Carro de jornal estava vazio quando foi alvejado por tiros em Criciúma (Foto: Talise Freitas/Divulgação)

Veículos de imprensa e uma viatura da Polícia Militar (PM) foram atingidos por tiros e pedras na tarde deste domingo (1º), em Criciúma, no sul catarinense. O comboio de dois carros de jornal e televisão, e outros dois da PM, estava na região para fazer imagens de uma das áreas que registrou diversos atos criminosos na cidade, desde sexta-feira (27).

Na quinta (26), dois homens morreram no bairro Boa Vista durante confronto com a PM, o que teria motivado incêndios a veículos e ônibus. Um dos suspeitos mortos era foragido do Presídio de Criciúma. Ele estava em um carro interceptado pelos policiais e, ao tentar fugir com um comparsa. Durante confronto com a PM, a dupla foi baleada e não resistiu aos ferimentos.

Pedra atingiu e trincou para-brisa de carro de emissora de televisão (Foto: Janine Limas/RBS TV)Pedra atingiu e trincou para-brisa de carro de
emissora de televisão
(Foto: Janine Limas/RBS TV)

Veículos alvejados neste domingo
Segundo testemunhas, neste domingo, as equipes de reportagem estavam em um local considerado seguro pelos policiais, no bairro Paraíso, perto do Boa Vista. Mesmo assim, os jornalistas foram fazer imagens da área escoltados por duas viaturas da PM.

Eles se preparavam para retornar, quando começaram a ser atingidos por tiros de arma de fogo.

O carro de um jornal foi atingido. O vidro traseiro quebrou com o disparo e uma bala atravessou o banco da frente e parou no painel em frente ao lugar do passageiro. A viatura da PM também foi alvejada por dois tiros: um na parte traseira e outro na lateral.

Já o veículo de uma emissora de televisão teve o vidro trincado por uma pedra jogada contra ele. Segundo a PM, ninguém se feriu com a ação. Um jovem de 18 anos, completados há dois dias, foi preso suspeito de ser o responsável pelo ataque ao comboio. Ele tinha mandados de prisão abertos e foi levado para a delegacia da cidade para prestar depoimento.

Tiro atravessou banco do passageiro e parou na frente do painel lateral, em Criciúma (Foto: Talise Freitas/Divulgação)Tiro atravessou banco do passageiro e parou na frente do painel lateral, em Criciúma (Foto: Talise Freitas/Divulgação)

“Situação controlada”
O tenente-coronel Márcio José Cabral, comandante do 9º Batalhão da PM de Criciúma, informou que  informou que a situação está controlada, mas continua tensa na região.

A onda criminosa teria sido iniciada por conhecidos e familiares dos suspeitos mortos na quinta-feira, informou Ulisses Gabriel, delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC), que apura os crimes. Ele descartou a relação com alguma facção criminosa.

Desde a noite de sexta-feira (27), quatro ônibus foram incendiados, um caminhão de lixo foi roubado em Nova Veneza, para também ser ateado fogo, segundo a polícia. Além disso, foi ateado fogo em veículos abandonados que formaram “barricadas” no bairro Boa Vista.

Neste sábado (28), 78 policiais militares e 35 civis participaram de uma operação na região para desmantelar o grupo suspeito de praticar os crimes. Com o apoio de um helicóptero, eles apreenderam meio quilo de crack, uma pequena quantidade de cocaína e maconha. Também foram encontrados dinamite, equipamentos para explosão de caixas eletrônicos e dois coquetéis molotov.

Os equipamentos foram encontrados em duas residências. Durante a ação, um adulto foi preso e três adolescentes apreendidos. No mesmo dia, os policiais também detiveram um foragido do Presídio de Criciúma, que escapou junto com o homem morto na ação de quinta-feira.
O responsável pelo roubo do caminhão de lixo e outro que ateava fogo nos carros abandonados, também foram presos.

Segundo as polícias Civil e Militar, a operação na região do bairro Boa Vista deve continuar por tempo indeterminado. O comandante do 9º BPM informou que ainda há pessoas que são procuradas por envolvimentos nos crimes.

Houve novo incêndio a carro na tarde deste sábado (Foto: Polícia Militar/Divulgação)Carros e ônibus foram incendiados entre sexta-feira (27) e sábado (27) (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

 

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de