Festival de Curtas de Direitos Humanos acontece em novembro em SP

Com o tema “Cidadania Cultural”, a 7° edição do Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos acontece de 3 a 7 de novembro em 57 pontos de cultura, educação, institutos, coletivos, fundações, ruas e diversos outros locais de todas as regiões da capital paulista. Serão mais de 260 exibições espalhadas em todas as regiões da cidade. Todas as atividades são gratuitas.

Cena do curta Goran do diretor Roberto Santaguida - Divulgação

Na “Mostra Competitiva”, o ENTRETODOS 7 exibirá 29 curtas, sendo 16 nacionais e 13 internacionais de países como Irã, Servia, Chile, China, Índia, França, Espanha, Alemanha, Itália, entre outros. Muitos dos filmes selecionados refletem, principalmente, os fenômenos de reivindicações e demandas atuais, que buscam a consolidação dos direitos ligados à cidadania.
Os curtas estão divididos nos programas temáticos: “Vozes Urbanas”, “Possibilidades”, “Na lata”, “Incêndios” e “Visão de dentro”. Com curadoria de Manuela Sobral e Jorge Grinspum, a sétima edição do Festival, ainda contará com uma Mostra Infantil, que este ano traz uma novidade na programação, curtas produzidos pela Rede Municipal de Educação.

Os filmes concorrem a prêmios nas categorias de melhor curta-metragem, melhor roteiro, visão social, Educação em Direitos Humanos e Cidadania Cultural. Os premiados pelo Júri Oficial irão juntar-se ao vencedor do Melhor Curta-Metragem escolhido pelo voto popular.

Este ano o Júri é formado por Lucia Murat, cineasta, Ivan Marsiglia, jornalista, Gil Marçal, Diretor da área de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Francisco Cesar Filho, cineasta e curador do Cine Direitos Humanos, Tata Amaral, cineasta, Rafael Carvalho, programador de cinema e diretor de programação do Departamento de Expansão Cultural (DEC) da Secretaria Municipal de Cultura, Alessandro Santos, Professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia USP, e Oswaldo Santana, ator e editor de filmes.

O Festival também contará com a presença da diretora Eliza Capai, do curta “No devagar depressa dos tempos”, que é um dos filmes selecionados desta edição do Festival. No dia 05, a diretora marcará presença em roda de conversa na Fundação Gol de Letra junto às Agentes Sociais e convidados após a sessão de curtas do programa “Na lata” que será exibido nesta Fundação.

Já no dia 07, após a sessão de curtas do programa “Incêndios”, acontecerá na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), um bate-papo com o diretor Tiago Pereira, do curta "Rolezinhos”, Leandro Beguoci, jornalista e editor da F451e do Oene e professor da FAAP e da Escola São Paulo , Alexandre Barbosa Pereira, Antropólogo e Professor da Unifesp, MC Spyke, que além de músico é eletricista, e MC Preto, que divide seu tempo entre a divulgação da sua música “Bonde” e também trabalha como eletricista.

Premiação e Cinesolar

A cada nova edição, o Festival convida artistas abre inscrições para a confecção dos troféus da premiação. Neste ano, o Troféu “Entretodos” será desenvolvido pelo artesão Jean Humberto Freitas, ocupante do Ateliê Compartilhado – Casa Amarela. O artista produzirá os troféus utilizando materiais descartados de informática e eletrônicos.

A cerimônia de Premiação do 7º Entretodos, marcada para 08 de novembro às 18h no Centro Cultural São Paulo (CCSP), anunciará os vencedores das seis categorias, que serão exibidos durante a Mostra dos Vencedores, que integra a programação do II Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, entre os dias 08 e 12 de dezembro.

Após a premiação, o Cinesolar, primeiro cinema móvel do Brasil que utiliza energia solar para exibir filmes, irá realizar uma sessão com os curtas premiados. A exibição acontecerá às 20h no jardim suspenso ao ar livre do CCSP. Na estrada, desde 2013, o Cinesolar já realizou mais de 90 sessões em 50 cidades, atingindo um público de aproximadamente 15 mil pessoas e economizando o equivalente a quase 400 horas de uma geladeira ligada sem interrupções em energia elétrica.

O Entretodos 7 – Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos de São Paulo (SMDHC) e pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e organizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP).