ROSérie ASérie B

- Atualizado em

Nas nuvens: Mais 40 paraquedistas saltam no céu de Ariquemes

Saltadores de Porto Velho, Ji-paraná e Ariquemes fizeram do céu uma pintura durante todo o final de semana. Os saltos aconteceram no aeródromo da cidade

Por Ariquemes

Paraquedistas de Ariquemes enfeitaram o céu da cidade no final de semana (Foto: Eliete Marques)Paraquedistas de Ariquemes enfeitaram o céu da cidade no final de semana (Foto: Eliete Marques)


Navegar no céu, sentir a adrenalina da queda livre e a liberdade de voar: estes são os principais motivos que levaram cerca de 40 apaixonados por aventura de Ariquemes, Porto Velho e Ji-Paraná, a saltar de paraquedas neste fim de semana. Os saltos acontecem no aeródromo de Ariquemes e garantiram momentos de emoção aos praticantes do esporte.

O paraquedista e piloto Gilmar Carvalho é o organizador do grupo de skydive na cidade e explica que os saltos foram realizados na modalidade freefly – queda livre – e duplo. Gilmar diz que na capital há curso contínuo para formar atletas e acredita, por vários motivos, que o esporte tem atraído mais praticantes nos últimos anos.

- Quem não quer ser um atleta, mas quer sentir a emoção do esporte, pode fazer o salto duplo, onde a pessoa é acompanhada de um profissional. É uma emoção inesquecível. E é isso que atrai as pessoas. Tem muita gente que salta uma vez e não para mais, daí é só partir para o curso e se tornar atleta - explica. 

Do início

Para fazer um salto com segurança, algumas medidas devem ser tomadas. O empresário Guilherme Medeiros explica que uma dos fatores fundamentais para um pouso sem problemas é a dobra do velame, que deve ser feita por um profissional, dentro de padrões definidos. Com todo o equipamento avaliado em terra, é hora de subir na aeronave.

Paraquedistas de Ariquemes enfeitaram o céu da cidade no final de semana (Foto: Eliete Marques)Para o equipamento não falhar, uma dobragem bem feita dos velames é fundamental (Foto: Eliete Marques)

Segundo Gilmar, a queda livre dura em torno de 40 segundos. Depois disso, o paraquedista pode levar cerca de cinco minutos para chegar ao chão. Neste contexto, o servidor público Guilherme Andrade diz que a velocidade e a liberdade são as características mais atraentes do paraquedismo.  O policial civil Anderson Miranda reitera.

- A liberdade de voar é uma sensação única. Sempre dá um nervosismo, mesmo nos mais experientes, mas isso é necessário para ser bacana. O legal também do skydive é a família que se forma. Em todos os lugares tem grupos com interesses comuns. São amizades que se levam para a vida – enfatiza o paraquedista que já tem cerca de 200 saltos na bagagem.

Corajosa

Assim como os outros paraquedistas, Amanda Alves, de 18 anos, se arrumava para saltar e causava surpresa às pessoas que assistiam aos saltos durante o sábado. A única mulher atleta da cidade conta que terminou o curso no mês passado. Ela explica que a formação é composta por oito saltos, onde a pessoa começa a saltar com dois profissionais; depois com um, e depois passa a saltar sozinha. Apesar disso, o pai Gilmar, também apaixonado pela aventura, dá varias dicas a estudante, que saltou com macacão e velame azul.

Paraquedistas de Ariquemes enfeitaram o céu da cidade no final de semana (Foto: Eliete Marques)Atletas fizeram saltos únicos e simpatizantes saltos duplos (Foto: Eliete Marques)


- Minha mãe não gosta nada da ideia de me ver saltando, mas desde pequena vi meu pai fazendo isso e comecei a gostar. Dá um frio na barriga, mas é muito bom saltar. As pessoas que tem coragem de fazer o salto, não se arrependem. Por isso, que tem muita gente que se apaixona e não para de saltar mais. A emoção é muito grande.

Para ler mais notícias do Globo Esporte Rondônia, clique em globoesporte.globo.com/ro.

  • imprimir
  • entre em contato
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero