ENCHENTE- Defesa Civil homenageia parceiros

 Sequence 011443

O vice-governador Airton Gurgacz será um dos agraciados com a Medalha Mérito Defesa Civil Estadual na cerimônia em que a Defesa Civil de Rondônia homenageará funcionários públicos, autoridades militares e civis que colaboraram na “Operação Enchente Rio Madeira”. A solenidade acontecerá nesta terça-feira (18), às 18h, no Teatro Estadual Palácio das Artes, na Avenida Presidente Dutra, bairro Pedrinhas.

 

A Defesa Civil Estadual programou o ato para demonstrar reconhecimento ao apoio recebido durante a operação montada para reduzir os impactos da enchente histórica do Rio Madeira. Para que o desfecho fosse positivo, diversos segmentos da sociedade foram mobilizados e responderam conforme suas atribuições.

 

Na cerimônia, também serão homenageados o general André Luiz Novaes Miranda, comandante da 17º Brigada de Infantaria de Selva (17ª BIS); o capitão de corveta Luiz Reginaldo Macedo, delegado fluvial de Porto Velho; coronel aviador Giancarlo França Apuzzo, comandante da Base Aérea de Porto Velho; coronel Marco Antônio Siqueira de Oliveira, comandante do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC); inspetor Alvarez Souza Simões, da Polícia Rodoviária (PRF),e José Neumar da Silveira, gerente do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), entre outros.

 

 Desabrigados

A maior enchente já registrada no Rio Madeira, que atingiu cerca 30 mil pessoas, sendo que parte delas ficou desabrigada. Outras 250 mil foram impactadas indiretamente, em todo o Estado. O registro positivo é que não houve mortes decorrentes do fenômeno, como é comum em eventos como este.

 

A intervenção Defesa Civil Estadual iniciou quando dados hidrológicos indicavam a inundação iminente. Com a participação dos órgãos parceiros foi iniciada, preventivamente, a retirada das famílias de áreas de risco.

 

Segundo o coronel bombeiro Lioberto Caetano, comandante do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, a parceria no enfrentamento do desastre levou ao desfecho vitorioso. Ele diz que é necessário agir para que evitar outros eventos semelhantes causem tantos problemas. “Precisamos levar as famílias que moram em regiões de risco para locais mais seguros”, propõe.

 

Fotos: Corpo de Bombeiros

Autor / Fonte: Nonato Cruz/DECOM

Leia Também

Comentários